O aparelho móvel é uma das muitas opções de tratamento ortodôntico disponíveis atualmente. Com ele, o paciente possui mais liberdade no uso e nos cuidados do apetrecho, principalmente se tratando da higiene bucal. Mas para que o paciente veja os dentes alinhados o quanto antes, é importante usá-lo de acordo com as recomendações do seu ortodontista. Mas o que acontece com o sorriso do paciente que não utilizar o aparelho corretamente? O Sorrisologia conversou com o especialista no assunto Djalma Ribeiro que esclareceu a questão.
O que é um aparelho móvel? Entenda a função desse tratamento ortodôntico
O aparelho ortodôntico móvel é aquele que o paciente pode remover da boca sempre que precisar ou usado em uma parte específica do dia, dependendo da recomendação do dentista. Djalma explica que esse acessório pode ser usado para diversas funcionalidades, desde guiar o correto crescimento ósseo do rosto até como uma contenção ortodôntica após o uso do aparelho fixo.
Mas, para resumir, o aparelho móvel possui duas funções muito específicas: “Atuar com finalidade ortodôntica – realizando pequenas movimentações no posicionamento dos dentes – ou com um objetivo ortopédico – promovendo alterações ósseas importantes para a arcada dentária”, revelou o especialista. Entretanto, tudo vai depender do estágio em que o paciente está, dos problemas apresentados na arcada dentária e dos objetivos do dentista.
O que acontece se o paciente não usar o aparelho ortodôntico móvel?
Muitas consequências podem acontecer com a falta do aparelho móvel. A primeira é que o tratamento ortodôntico acaba atrasando ou simplesmente não dando certo já que o acessório é o protagonista. Outro cenário é que seus dentes acabam voltando para o lugar de antes, ficando totalmente desalinhados ou pior, tendo que começar todo o tratamento do zero. Você não quer passar por essa situação novamente, certo? Então, não deixe de usar o aparelho móvel!
7 cuidados a ter com o aparelho móvel
1. Retirar o aparelho somente quando for comer;
2. Guardar o aparelho na sua caixinha ou estojo específico;
3. Evitar bebidas ácidas enquanto estiver usando o aparelho, como o refrigerante;
4. Escovar os dentes e o aparelho sempre antes de usá-lo;
5. Usar o aparelho de acordo com as recomendações do seu dentista;
6. Jamais usar água quente para higienizar o aparelho, pois assim você evita de deformar a resina;
7. Evitar ficar longos períodos sem usar o aparelho.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria – Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas – SP
CRO-SP: 59104