A gengivite e a periodontite são doenças bucais perigosas. Elas precisam ser prevenidas e, principalmente, tratadas o quanto antes para evitar que o sangramento na gengiva evolua para o desgaste dos ossos e, consequentemente, cause a perda de um dente. Existem diversas formas de controlar essa doença, mas você sabia que o uso do aparelho ortodôntico é uma delas? O Sorrisologia entrevistou a ortodontista Edilaine Gomes que explicou mais como o tratamento ortodôntico é capaz de evitar esses problemas.
O aparelho ortodôntico pode evitar a gengivite e a periodontite?
Pode sim e existe um motivo muito interessante para isso: a dentista revela que quando o paciente possui dentes tortos, esse desalinhamento contribui para o aparecimento das doenças bucais gengivite e periodontite. “O posicionamento desordenado dos dentes ajuda no acúmulo de placa bacteriana desenvolvendo uma inflamação na gengiva, a gengivite, que vai se agravando gerando a periodontite, considerando um estágio mais avançado dessa infecção”, esclareceu.
Qual tipo de aparelho pode evitar a periodontite e a gengivite?
Qualquer aparelho escolhido com ajuda do ortodontista pode ajudar a prevenir a gengivite e periodontite. Mas, para isso, é importante que o paciente cumpra com algumas responsabilidade, como manter uma higiene adequada e seja acompanhado a cada seis com consultas e procedimento de profilaxia. “Dessa forma, o aparelho não será um instrumento que aumenta a formação de placa bacteriana e, sim, um instrumento de alivio nesse posicionamento dentário que permitirá uma higiene mais fácil para o paciente após o tratamento”, revelou a profissional. Por outro lado, os alinhadores transparentes, por serem aparelhos removíveis, possuem uma vantagem sobre os modelos fixos tradicionais no momento da higiene bucal.
Como fazer a higiene bucal com esse tipo de aparelho ortodôntico?
No caso dos aparelhos removíveis, é necessário remover o apetrecho antes, assim a boca fica livre para uma higiene bucal de costume com o uso de fio dental, escova de dentes e creme dental. Usando o aparelho fixo a higiene precisa ser melhorada com acessórios próprios: “Como o passa fio ou o fio dental superfloss, que auxilia o paciente na condução do produto pelo aparelho, limpando tanto os dentes quanto a gengiva. Tem também a escova interproximal que, além de ajudar na remoção de pequenos resíduos do aparelho, também remove de áreas com espaços existentes no dente durante o tratamento ortodôntico”, recomendou a ortodontista.
Esse artigo contou com a participação de:
Edilaine Gomes
CRO/ES 3944
Especialista em ortodontia, DTM e dor orofacial e atualmente em 2018 concluído curso de pós graduação em harmonização orofacial; Professora auxiliar de curso de especialização em ortodontia por 4 anos (2013-2017).