(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Gengivas inchadas: saiba o que fazer para amenizar a dor

Gengivas inchadas: saiba o que fazer para amenizar a dor

O incômodo está durando faz uma semana e por causa dele você não consegue morder uma fruta sem sentir dor. E o motivo de tudo isso é uma gengiva inchada. Chato demais, né? Além desse desconforto, o inchaço no local é um sintoma de inflamação – a famosa gengivite, causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Ainda bem que para todo problema bucal existe uma solução. A periodontista Caroline Pessoa separou algumas formas de aliviar as dores da sua gengiva volumosa.

O que pode significar uma gengiva inchada?

Como surge uma inflamação na gengiva? As formas mais comuns são por meio de um trauma ou uma agressão bacteriana. No caso de traumas, o que mais reflete na inflamação é usar o fio dental com muita força ou quando alguns restinhos de alimentos, como casquinhas de pipoca, ficam grudados entre os dentes e dentro da gengiva. Já para as inflamações bacterianas, o motivo mais comum continua sendo o mesmo: má higiene bucal. Porém, a dentista conta que existem outros casos bem mais complexos. “Podemos citar o uso de determinados medicamentos como os antiepilépticos e até alguns anticoncepcionais”, explica.

Métodos caseiros para gengiva inchada?

Na hora da dor a gente, normalmente, procura por soluções rápidas. Mas pense duas vezes antes de usar qualquer método caseiro para o problema. A especialista diz que não é recomendável seguir qualquer tratamento sem a orientação do periodontista. “As substâncias utilizadas na cura podem mascarar o problema e, com isso, o quadro de edema surgir novamente após um tempo de forma mais grave”. O ideal para todo paciente é consultar o especialista para diagnosticar a inflamação com precisão e, assim, realizar o tratamento adequado. Lembre-se que os cuidados podem variar de pessoa para pessoa.

O melhor alívio é a boa higiene bucal

Se você tem a gengiva inchada, provavelmente deve sentir dores ao realizar a higiene bucal. Isso com certeza deve te deixar com menos vontade de praticar a limpeza. Mas a especialista garante que mesmo com esse incômodo o paciente não deve interromper o hábito. “Muitos param de escovar os dentes ou passar fio dental quando a inflamação surge. Eles alegam que o ato da escovação se torna dolorido e com isso a gengivite, na maioria das vezes, piora”. Para amenizar a dor neste momento, utilize sempre uma escova macia e um creme dental indicado pelo dentista para combater o foco do problema. 
 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Pessoa da Silva – Especialista em Dentística e Periodontia
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ:29207

Matéria atualizada em 22/09/2021.

Veja Também
×