(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Agenesia dentária: dentista comenta causas e tratamento

Agenesia dentária: dentista comenta causas e tratamento

Você já viu ou conheceu uma pessoa sem dentes? Agenesia dentária é o nome do quadro conhecido pela falta de dentes na arcada. É importante notar a situação desde cedo para que o profissional consiga trazer um sorriso completo para o paciente o quanto antes, já que a falta de dentes prejudica estética e funcionalmente a qualidade de vida. Por isso, fique atento a erupção dos dentes de seus filhos. O normal é que, até os seis meses, os primeiros dentes de leite apareçam, ou, até os 7 anos, eles sejam trocados para o permanente. Se esse não for o caso, vale consultar o especialista! Por isso, conversamos com o especialista em visagismo facial Djalma Faria para entender tudo sobre agenesia.

Agenesia dentária é uma doença?

Diferente do que muitas pessoas acreditam, o caso não é considerado uma doença. “Trata-se de uma anomalia que causa a falta de um ou mais dentes na arcada dentária”, define o profissional. Ela pode acontecer com qualquer um dos dentes e impedir o crescimento daqueles de leite ou dos permanentes, portanto, o quadro caracteriza-se como a falta do dente, o que seria diferente de perdê-lo ao longo da vida. É mais comum de perceber a situação nos pequenos, já que a complicação aparece quando os primeiros dentes ainda estão surgindo.

O que pode causar a falta de dentes na arcada dentária

É ainda difícil de definir o que causa a agenesia dentária, mas a teoria mais aceita é de que seja por conta de alguma alteração na expressão dos genes. Assim, acontece uma deficiência genética. Mas, além disso, há também fatores ambientais que podem estar ligados à agenesia. “Infecções como rubéola e sífilis, diferentes tipos de traumatismos, uso de substâncias químicas ou drogas, quimioterapia e radioterapia são alguns desses elementos”, lista o especialista.

Classificações da agenesia dentária

A agenesia tem três classificações, variando de acordo com o número de dentes faltantes na arcada do paciente:

  • Hipodontia: casos em que de um a seis estão ausentes;

  • Oligodontia: mais de seis dentes faltam;

  • Anodontia: ausência de todos os dentes.

Qual é o tratamento para agenesia dentária?

Por mais que agenesia não seja considerada uma doença, há diversos tratamento para o quadro. Mas todos devem ser considerados junto ao dentista para que o profissional possa avaliar bem o caso. O tratamento pode variar, em situações em que a criança não nasceu com os dentes incisivos, por exemplo, pode-se recorrer à prótese dentária. Mas, se o dente faltante é molar, aqueles posteriores, no final da arcada, a solução pode ser extrair o dente.

De todos os modos, o profissional, depois de avaliar o caso do pequeno, é quem vai definir qual o tratamento mais indicado. Mas, basicamente, é possível abrir o espaço próprio para implantar um dente ou fechá-lo por meio do aparelho ortodôntico. “A decisão de extrair o dente de leite e fechar o espaço ortodonticamente, ou de abrir espaço para colocação de uma prótese ou implante são algumas das possíveis saídas para o problema”, finaliza o profissional.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria – Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas – SP
CRO-SP: 59104

Veja Também
×