A ocorrência de afta na língua costuma causar bastante ardência, principalmente na hora de comer. Para evitar o incômodo, é importante saber como curá-la o mais rápido possível – tanto com o uso de medicamentos quanto com cuidados de alimentação.
Você sabia, por exemplo, que as aftas herpetiformes (pequenas e irregulares) tendem a surgir mais na ponta da língua? Elas precisam ser tratadas o quanto antes para que a ferida não se intensifique. Para explicar melhor o assunto, o Sorrisologia preparou uma matéria falando sobre as principais causas desse tipo de lesão e também dicas de como curar afta na língua o mais rápido possível. É só continuar lendo!
O que causa afta na língua?
De acordo com um estudo publicado na revista científica espanhola “Avances en Odontoestomatología”, existem diferentes fatores que podem originar a afta na língua. Confira os principais:
-
Fatores imunológicos:
O estudo aponta que níveis aumentados de imunoglobulinas, como IgG, IgA e IgE (sintoma que aponta uma reação alérgica) podem influenciar no surgimento da afta;
-
Questões emocionais:
Aftas recorrentes também podem estar ligadas a fatores emocionais. Pesquisas comprovam que a saliva de pacientes acometidos pela estomatite aftosa recorrente tem concentrações significativamente maiores de cortisol (hormônio do estresse);
-
Lesões:
Traumas causados por mordidas, uso de aparelho e falta de cuidado durante a escovação são causas comuns das aftas na língua;
-
Deficiências nutricionais e alimentação inadequada:
O estudo aponta que carências de vitaminas A, B9, B12, C, E e ferro podem estar associadas a episódios de aftas. Alguns alimentos consumidos em excesso, como leite de vaca, chocolate, queijo, crustáceos, café, cereais, farinha, nozes e casca de tomate também contribuem para quadros de aftas recorrentes.
O que é bom para afta na língua?
O tratamento para afta na língua consiste basicamente em combater os sintomas para evitar o avanço do problema. Geralmente, a lesão é formada por um círculo avermelhado de cunho inflamatório. A ferida costuma doer e arder (principalmente em contato com substâncias ácidas) e, dependendo do caso, pode dificultar a fala, a mastigação e deglutição.
Para evitar que o problema se agrave, o mais indicado é recorrer a um remédio para afta. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Governo do Estado de Goiás, as aftas tendem a desaparecer no período de 7 a 10 dias. Mas, para aliviar os sintomas e acelerar o processo de cura, é bastante indicado utilizar uma pomada para afta de ação analgésica.
Também é possível recorrer a enxaguantes antissépticos específicos, que higienizam a boca e evitam a piora ou quadros recorrentes de aftas. Dependendo do caso, o dentista pode prescrever antibióticos para reduzir uma infeção secundária. Seguir essas dicas e procurar um dentista de confiança é a melhor forma de resolver o problema rapidamente.
Tome cuidados de higiene e alimentação para prevenir aftas na língua
Caso você sofra com aftas recorrentes, a principal dica é tomar cuidados com a rotina de alimentação e higienização. Evitar o consumo excessivo de chocolate, queijo e alimentos ácidos, por exemplo, é uma medida importante, bem como consumir alimentos variados, ricos em vitaminas e minerais. Além disso, usar uma escova de cerdas macias e não fazer muita força na escovação é fundamental para evitar lesões que originam aftas. Por fim, consulte o seu dentista para utilizar os produtos de higiene bucal adequados para o seu caso.