O surgimento de uma afta na língua gera incômodo, ardência e dor. Principalmente para quem sofre com afta de forma recorrente, é interessante entender quais hábitos podem desencadear ou piorar a ferida. A relação entre a afta na língua e alimentação é uma dúvida muito comum.
Muitas pessoas acreditam que ter alergias ou comer determinados ingredientes, como alimentos ácidos, podem acarretar no aparecimento de afta na língua, mas isso não necessariamente é verdade. Quer saber como se formam as aftas e qual é a relação do incômodo com alimentos ácidos? Continue a leitura!
Quais são as causas da afta?
Ainda não existe um consenso sobre os motivos que levam à formação da afta, conforme aponta a “Estomatite aftosa recorrente: revisão bibliográfica”. Porém, evidências apontam para a relação da afta com a baixa imunidade. Outros fatores são considerados associados à lesão, ou seja, não são os responsáveis pelo surgimento da afta, mas podem colaborar para a ferida. São eles:
- Trauma local (como mordidas, escovação dentária e uso do fio dental de forma agressiva e alimentos com espinha);
- Tabagismo;
- Estresse psicológico;
- Ciclo menstrual;
- Agentes biológicos (como vírus e bactérias);
- Fatores genéticos;
- Hipersensibilidade alimentar;
- Problemas gastrointestinais.
Afta e alimentação: entenda a relação
O estudo “Recurrent aphthous stomatitis: clinical characteristics and associated systemic disorders” aponta alimentos que podem estar associados ao surgimento de afta: glúten, ácido benzóico, ácido sórbico, cinamaldeíido e corantes azo. Também pode-se considerar nesta lista alergias alimentícias específicas que comprometem o sistema imunológico, e por isso, tornam o organismo mais propenso a criar uma afta.
Como alimentos ácidos afetam a afta na língua?
Apesar de os ácidos benzóico e sórbico serem citados na lista do estudo, estes elementos são conservantes amplamente utilizados em uma série de alimentos: carnes, derivados de leite, geléias, enlatados, pães, entre outros. Mas, ao falar sobre o efeito de alimentos ácidos na afta na língua, precisamos nos referir a uma lista mais ampla.
Alimentos ácidos, picantes e muito condimentados não podem ser considerados causadores da afta na língua. Porém, a ardência, irritação e incômodo provocados pela ingestão de comidas com estes sabores pode fazer com que a afta na língua se torne uma ferida mais difícil de cicatrizar. Portanto, é recomendado evitar estas comidas quando se está com uma afta na língua.
O que é bom para afta na língua? Saiba os cuidados recomendados
O tratamento para afta na língua pode ser feito de forma tópica ou sistêmica. Em quadros pontuais, a pomada para afta é a mais utilizada. Já em casos de aftas frequentes, a chamada estomatite aftosa recorrente (EAR), podem ser recomendados medicamentos orais. Em ambos os formatos, as fórmulas de remédio para afta na língua são compostas por corticóides e analgésicos.
É importante, entretanto, se assegurar que a afta na língua não está sendo confundida por herpes, pois os medicamentos corticoides agravam as feridas do herpes. Por isso, sempre faça o acompanhamento com um dentista, principalmente se o aparecimento das aftas for recorrente.
Outra recomendação simples é usar enxaguante bucal rotineiramente assim que sentir que uma afta na língua está se formando. Além de evitar os alimentos que podem gerar feridas, é importante não reproduzir maus hábitos, como tentar estourar a afta na língua.