As úlceras orais, também conhecidas como aftas, são pequenas bolinhas que aparecem dentro da boca causando incômodo. Por ser um problema bucal comum, estas lesões são em grande parte benignas, precisando apenas de avaliação de um dentista. Já, a afta na gengiva necessita de um cuidado especial.
Para entender melhor, o Sorrisologia conversou com a dentista Ana Araújo, que revelou o que causa afta na gengiva perto do dente e os principais tratamentos para a condição.
É sempre bom lembrar que para a prevenção de aftas, mau hálito e outras inflamações dentárias, uma boa higiene bucal é imprescindível.
Para prevenir as aftas e até mesmo cáries, mau hálito e diferentes inflamações, lembre-se de manter uma boa rotina de escovação e cuidados, ok? Você utiliza os itens de higiene bucal certos para cuidar do seu sorriso? Faça o nosso teste para descobrir!
Afta na gengiva: como ela aparece?
Apesar de ser uma doença que costuma atingir partes mais “escondidas” do tecido gengival, o quadro também pode surgir em outras regiões da cavidade bucal, inclusive as mais próximas ao dente. Nesse caso, a afta na gengiva perto do dente pode resultar em lesões esbranquiçadas, ardência e até mesmo gengiva inchada.
Embora o surgimento de uma afta na gengiva perto do dente seja comum, é importante ligar o sinal de alerta. “A afta nessa região pode indicar um trauma, alergia e até mesmo uma infecção na raiz do dente”, alerta a Dra. Ana. Por trauma, entende-se seu aparecimento durante a escovação devido a movimentação brusca da escova de dente.
O que causa a afta na gengiva?
De acordo com a dentista, a afta na gengiva perto do dente pode ser causada por uma série de fatores diferentes, tais como:
- Estresse;
- Ansiedade e momentos de tensão;
- Sistema imunológico debilitado;
- Infecção viral;
- Reações alérgicas;
- Doenças inflamatórias do sistema digestivo;
- Outros tipos de lesão bucal;
- Desequilíbrio hormonal;
- Reações alérgicas;
- Deficiência nutricional – falta de vitaminas e minerais (B12, ferro, folato);
- Alimentos de pH ácido;
- Traumas;
- Tabagismo;
- Alterações salivares;
- Intolerância alimentar;
- Escovação excessiva;
- Uso de produtos de higiene bucal abrasivos;
- Certos medicamentos.
Prevenção e tratamento da afta na gengiva
Assim outras doenças bucais, a afta na gengiva perto do dente também pode ser prevenida com alguns cuidados simples. A higiene bucal, por exemplo, é um dos hábitos que pode impedir o surgimento das lesões. “É fundamental realizar a higiene oral minuciosa com escovas dentais macias”, aconselha a especialista.
A alimentação também é outro fator que pode influenciar diretamente no quadro. “Evitar a ingestão de alimentos ácidos, condimentados, duros ou quentes pode ajudar a prevenir as aftas”, afirma. Além disso, é importante restringir o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, que são agentes responsáveis pelo surgimento de afta na gengiva.
Para evitar as aftas na gengiva e outros problemas dentários, visitar seu dentista de confiança regularmente e manter sua higiene bucal em dia será sempre um diferencial.
Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva – Mestre em Clínica Odontológica; Especialista em Periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose; Habilitada em Laserterapia e profissional ondicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490
Atualizado em 19/01/2024