O surgimento de um abscesso dental é um problema mais comum do que se imagina. Caracterizada por uma infecção bacteriana, a condição costuma estar associada a ferimentos, procedimentos dentários mal executados ou cáries não tratadas. Embora exija um acompanhamento profissional, há quem acredite que o abscesso dental pode ser tratado em casa. Mas será que isso é verdade? Para esclarecer essa questão, conversamos com a odontologista Ana Elisa que revelou se o tratamento caseiro funciona nesse caso.
Abscesso dental: o que é e como surge?
De acordo com a dentista, o abscesso dentário nada mais é do que uma condição de inflamação aguda nos tecidos dentais. Geralmente, o quadro clínico é caracterizado pelo excesso de pus em volta do elemento do elemento dentário, dor intensa e constante, inchaço agudo na região, sensibilidade nos dentes e febre.
Quanto às suas principais causas, a especialista adianta: “infecções bacterianas na gengiva, no tecido ósseo ou no tecido pulpar podem causar o abscesso dental”. Quando não diagnosticado e tratado corretamente, o quadro pode trazer uma série de prejuízos para saúde bucal, incluindo fístula cutânea e osteomielite – que é o aumento de pus através dos espaços ósseos medulares.
Remédios caseiros podem tratar o abscesso dental?
Ainda que muitos acreditem que os tratamentos caseiros possam eliminar o abscesso dental, isso não passa de um mito. Segundo a dentista, o quadro requer um acompanhamento profissional e, muita das vezes, a utilização de antibióticos prescritos por um especialista de confiança.
Acontece que, diferente de outros quadros, o abscesso dentário exige uma drenagem para eliminação do foco da infecção, o que só pode ser feito em um consultório odontológico. Em alguns casos, o abscesso dental também pode provocar o aumento de volume com expansão do osso ou do tecido adjacentes, o que deve ser tratado com uma drenagem para retirada da coleção purulenta, facilitando a resolução do quadro.
Manter os cuidados com a saúde bucal pode prevenir o abscesso dental
A prevenção é sempre o melhor remédio para qualquer doença bucal. Quando se trata do abscesso dental, a odontologista revela que o primeiro passo é manter uma boa rotina de higiene bucal. Isso porque através da escovação é possível combater o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, o surgimento de quadros que podem contribuir para o abscesso dental, como a cárie.
A alimentação também é outro fator que pode ajudar na prevenção do quadro. Nesse caso, o ideal é ter uma dieta balanceada e com baixos níveis de açúcar. Além disso, é importante manter as visitas periódicas ao dentista para fazer uma avaliação da saúde bucal e uma limpeza dentária, caso seja necessário.
Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva – Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da halitose. Habilitada em laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490