Dentes tortos e apinhados, diabetes, gravidez e o tabagismo: essa é a lista de fatores que podem contribuir para a formação da gengivite. Mas, com certeza, você nunca ouviu que a forma de escovação também pode provocar o problema, certo? Isso acontece porque escovar os dentes inadequadamente pode contribuir para o acúmulo da placa bacteriana. O especialista em periodontia Edgard de Mello tira as principais dúvidas. Entenda como é a escovação adequada!
O que é gengivite?
Gengivite é uma inflamação que acomete as gengivas, deixando-as sensíveis e avermelhadas. “O principal sinal é o sangramento da gengiva espontâneo, durante a mastigação ou escovação dos dentes”, destaca Edgard. Ele é causada, principalmente, pelo acúmulo da placa bacteriana, também chamada de biofilme, uma leve camada de bactérias e restos alimentares que revestem os dentes. Por mais que seja natural, o biofilme deve ser retirado diariamente, já que seu acúmulo abre portas para problemas bucais, como, além da gengivite, a cárie e o tártaro.
Diferentes fatores podem ser relacionados ao aumento da placa bacteriana, mas todos dizem respeito à má higiene. Por isso que, segundo Edgard, a escovação dos dentes inadequada é a principal causa da gengivite. Quando o paciente não exerce essa atividade com a devida atenção, ou sem os acessórios corretos, ele muito provavelmente não conseguirá alcançar locais de difícil acesso, fazendo assim uma higienização incompleta e sem a devida eliminação das bactérias presentes na placa.
Qual é o tratamento da gengivite?
O tratamento desse problema bucal é, essencialmente, uma melhor higienização oral. “Se as bactérias são os principais vilões, removê-las é a principal estratégia”, reforça o especialista. Seguindo a metáfora de Edgard, as armas que podem ser usadas são várias, além da escova de dente. O fio-dental é o principal entre eles. Capaz de remover esses agentes indesejados, ele ainda limpa o interior da gengiva, acima do dente.
A escova interdental não é somente para pacientes que usam aparelhos ortodônticos! Elas conseguem tirar as bactérias que ficam no pequeno espaço entre os dentes. Mais um acessório é o revelador de placa bacteriana. Também chamados de evidenciadores, é uma novidade no mercado que, quando aplicado nos dentes, ressalta onde há a presença do biofilme, ajudando o paciente a localizar melhor essa área e higienizá-la adequadamente.
Como fazer a escovação adequada?
A escovação deve ser feita, pelo menos, 3 vezes ao dia, durando, em média 2 minutos cada. “Posicione as cerdas da escova de dentes voltadas para a união do dente com a gengiva, num ângulo de aproximadamente 45 graus e realize o movimento horizontal da escova, sem pressão excessiva e rapidez”, indica ele. A própria escova de dente também necessita de seus próprios cuidados especiais. “A escova de dente deverá ter a consistência das cerdas macias e ser trocada frequentemente”, finaliza.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Edgard de Mello Fonseca – Especialista em Periodontia e Implantodontia
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ 22.239