(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Câncer de boca: 3 sinais que você não pode ignorar

Câncer de boca: 3 sinais que você não pode ignorar

Produto Relacionado:
Escova Dental Elétrica Professional Care 5000

Escova Dental Elétrica Professional Care 5000

Compre aqui

Um dia, realizando seu autoexame bucal, você encontra uma feridinha dentro da boca. Passam-se alguns dias e nada desse machucado sumir. Se isso acontecer, preste bem atenção, pois pode ser um sinal de alerta para a saúde do seu sorriso. O câncer de cavidade oral faz parte do conjunto de tumores que afetam a cabeça e o pescoço, e ocorre, com mais frequência, na região da língua. Para perceber essa doença o quanto antes e receber o diagnóstico precoce do dentista, é preciso ficar de olho em alguns estágios dessas feridas.

Sintomas que você não pode ignorar

1– Quando você realiza seu autoexame regularmente, é importante reparar se existe feridinhas em todo o universo bucal e, principalmente, na cor dessas lesões. “Ocorre com mais frequência em borda lateral de língua e assoalho bucal e pode se apresentar como manchas brancas e avermelhadas (leucoeritroplasia)”, atenta a estomatologista Marianne Carvalho.

2– Se depois de um tempo você perceber que essas feridas ainda estão na sua boca, chegou a hora de procurar ajuda. “O câncer da cavidade bucal deve ser considerado quando uma ou mais dessas lesões se encontrarem presentes por um período maior do que 3 semanas sem apresentar cicatrização”.

3– “Geralmente o paciente só procura o profissional de saúde mais tardiamente e dessa forma a doença se apresenta como uma lesão ulcerada, com bordos elevados, endurecidos e eritematoso (avermelhado)”. Não deixe sua cavidade oral chegar a este ponto. Procure um dentista o quanto antes. Até porque, mesmo se não for um problema grave, o profissional também poderá dizer o que fazer para tratar do machucado e facilitar o processo de cicatrização.

Tem como evitar o câncer de boca?

Marianne garante que existem muitos meios que podem evitar a formação de lesões cancerígenas. “Para prevenir o câncer de boca o ideal é adotar atitudes saudáveis como para de fumar, praticar sexo oral com preservativos, evitar exposição solar com o uso de protetores físicos (chapéu, guarda-sol) e químicos (batons e cremes de proteção solar) e seguir uma boa alimentação”. O melhor de tudo é viver seu dia a dia com saúde.

A importância do autoexame bucal

O diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura. “Por isso devem-se realizar visitas regulares ao dentista, uma vez que é o primeiro profissional a identificar as alterações na cavidade oral”. O autoexame da boca também deve ser realizado. Basta ter um espelho e praticar a técnica regularmente. A especialista ainda lembra do hábito que todo mundo necessita para ter um sorriso saudável. “Deve-se encorajar o paciente a adotar comportamentos saudáveis, dentre eles a higiene bucal”, completa.

Fonte: http://www.sorrisologia.com.br

Veja Também
×