(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Como é feito o clareamento dental?

Como é feito o clareamento dental?

Se você sonha em ter dentes brancos e uniformes, certamente já deve ter ouvido falar sobre o clareamento dental. A técnica, que tem sido cada vez mais procurada nos consultórios, garante o tão sonhado sorriso branco e livre de manchas. Embora seja bastante conhecido, é comum que alguns pacientes ainda tenham dúvidas sobre o tratamento: como o clareamento dental é feito? Quanto tempo dura? Clareamento dental causa sensibilidade? Pensando em esclarecer essas e outras questões, o Sorrisologia conversou com o dentista José Carlos Garófalo. Veja só o que ele nos contou! 

Como é feito o clareamento dental?

Dentes manchados e amarelados podem ser um verdadeiro incômodo. Por isso, é comum que a maioria dos pacientes optem pelo clareamento dental. De acordo com o dentista José Carlos, o tratamento consiste na aplicação de um gel super concentrado na superfície dentária. “O profissional faz uma pequena limpeza na superfície dos dentes a serem clareados e protege a gengiva ao redor desses dentes, já que o gel utilizado é muito forte e ao entrar em contato com a gengiva pode queimá-la”, afirma. Depois disso, o dentista aplica o produto e então aguarda o tempo de ação necessário.

Clareamento dental causa sensibilidade? 

Sim. Segundo José Carlos, o clareamento dental pode deixar os dentes um pouco sensíveis. Para controlar o quadro, o truque é investir na aplicação de nitrato e flúor para amenizar o incômodo. “O dentista pode fazer essas aplicações no consultório e o paciente pode utilizar cremes dentais com esses componentes que também ajudam”, conta. Nesse caso, é importante manter o acompanhamento com especialistas adequados para garantir os melhores tratamentos para os seus problemas bucais.

Clareamento dental caseiro funciona? 

Embora o clareamento dental seja comum em consultórios, o tratamento também pode ser feito em casa. Nesse caso, o especialista alerta: é preciso seguir todas as recomendações do seu dentista. “É importante que o paciente tenha em mente que os produtos recomendados devem ser utilizados com responsabilidade e sempre seguindo o passo a passo do profissional”, afirma. Para quem busca um resultado ainda mais eficaz, o dentista revela que o clareamento dental caseiro pode ser combinado ao tratamento feito em consultórios. Mas lembre-se: nada de fazer os procedimentos bucais por conta própria, ok? O acompanhamento profissional é fundamental para garantir um dentes brancos e saudáveis. 

Como é passo a passo do clareamento dental caseiro?

O processo para fazer o clareamento dental em casa é bem simples, mas precisa de alguns cuidados. Antes de começar, é preciso ir ao dentista para saber se seus dentes estão com a saúde em dia. O profissional também saberá indicar o produto mais adequado para o seu caso. Com isso em mente, vamos ao passo a passo. 

  • 1. Pegue a moldeira que será utilizada e aplique o produto indicado pelo seu dentista de confiança.

  • 2. Encaixe-a com cuidado nos dentes para não se machucar.

  • 3. Deixe o produto agir sobre os dentes por uma hora.

  • 4. Repita o processo durante o período indicado pelo seu dentista. Isso pode variar de acordo com a tonalidade dos dentes. 

Entenda os cuidados necessários após o clareamento dental

Assim como outros procedimentos odontológicos, o clareamento dental também exige alguns cuidados para prolongar o seu resultado. O primeiro deles é manter uma rotina de consultas com o dentista. Dessa forma, é possível garantir que a profilaxia dentária – ou limpeza, como é popularmente conhecida – seja feita a cada seis meses e, assim, ajude a prolongar o efeito white nos dentes. Outro cuidado necessário é o uso do fio dental diariamente durante a escovação, especialmente após as refeições. Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos e bebidas com coloração escura. Nesse caso, o especialista aconselha: “uma boa dica é sempre utilizar um canudo na hora de consumir bebidas com pigmentação, como refrigerantes”. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Mauro Piragibe – Especialista em Dentística e Prótese Dentária
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 31826

Texto atualizado em 27/10/2021.

Veja Também
×