O abscesso na gengiva é caracterizado pela presença de uma bolha na gengiva que causa dor e surge acompanhada de inchaço, pus, sangramento e mau hálito. Trata-se de um sinal do processo inflamatório do abscesso gengival que, além de provocar muito incômodo, também pode desencadear problemas bucais mais graves caso não seja tratado.
Uma bolha na gengiva que foi estourada nunca é uma boa notícia. A partir do surgimento do abscesso na gengiva, a solução é sempre a mesma: procurar um dentista o quanto antes. Siga a leitura para saber mais sobre como tratar abscesso na gengiva.
Estourar a bolha na gengiva pode piorar a infecção bucal
A tentação de estourar a bolha na gengiva pode ser grande, mas saiba que essa está longe de ser a solução. Manusear e estourar o abscesso na gengiva gera uma ferida aberta que piora o quadro da infecção bucal. Apenas um dentista pode fazer o procedimento correto de para retirada do abscesso gengival, que consiste em uma pequena incisão para fazer a drenagem do pus, seguida da limpeza apropriada.
Abscesso na gengiva estourou sozinho: o que fazer?
Sim, é possível que a bolha na gengiva estoure por conta própria. É importante, entretanto, não interpretar o ocorrido como o fim da infecção bucal. Pelo contrário, esse é mais um sinal de que você deve ir até um consultório de dentista tratar profissionalmente do problema. Caso a bolha na gengiva estoure, não se desespere, e procure um dentista para que seja feito o tratamento correto do abscesso gengival.
Abscesso na gengiva: como tratar corretamente
Para eliminar a bolha na gengiva, deve-se tratar da raiz do problema. O abscesso gengival é causado por uma infecção bacteriana não tratada. As bactérias também são as responsáveis pelo tártaro, cárie e outros problemas dentários derivados da má higiene bucal, o que faz com que essas complicações estejam diretamente relacionadas.
Portanto, a prevenção e tratamento do abscesso na gengiva são feitos com cuidados com a higiene bucal. A limpeza profunda das placas bacterianas é feita no consultório, mas a manutenção rotineira em casa também é fundamental, com escovação e uso de fio dental todos os dias.
Em quadros mais graves de abscesso gengival, o dentista também pode prescrever pomadas, antibióticos e outros tratamentos. Também pode ser solicitado um exame de raio-X para verificar se o abscesso na gengiva resultou em perda óssea nos dentes.
O tratamento correto do abscesso gengival não apenas alivia o incômodo e a dor causados pela bolha na gengiva, como também evita o surgimento de complicações mais graves. De acordo com a Classificação das doenças periodontais, o abscesso gengival é diferente do abscesso periodontal. Porém, o avanço da gravidade do abscesso na gengiva pode comprometer toda a arcada dentária.