Muitos pacientes ortodônticos que começam o tratamento com aparelho fixo reclamam de alguns incômodos no início da terapia. O período de adaptação às novas estruturas metálicas é, de fato, um pouco difícil e pode gerar algumas reclamações nos consultórios. No caso do aparelho lingual, por exemplo, há quem diga que os bráquetes e ferrinhos podem machucar a língua. Mas será que isso é uma característica normal do tratamento? O que o paciente deve fazer para evitar esse problema? O time de Sorrisologia listou algumas dicas que vão ajudar a prevenir lesões em quem possui esse tipo de aparelho. Veja só!
Aparelho lingual: o que é?
O aparelho lingual é um tipo de aparelho fixo instalado na parte de trás dos dentes e fica em contato constante com a língua – por isso o nome. Ele é um método bem similar ao aparelho ortodôntico convencional com arcos, borrachinhas e fios feitos de níquel-titânio, material mais flexível para uma melhor movimentação dos dentes. Uma característica diferente do aparelho lingual é que ele possui bráquetes menores comparados com os bráquetes do modelo fixo padrão e, de acordo com um estudo publicado na Revista Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial, eles podem ser autoligados, evitando a utilização de amarrilhos metálicos ou ligaduras elásticas.
Quem pode usar aparelho lingual?
O aparelho lingual foi desenvolvido para atender as mesmas necessidades de um paciente ortodôntico fixo convencional. Sendo assim, o tratamento vale para todo sorriso que possui dentes desalinhados, mordida cruzada, tamanho desproporcional da mandíbula e outros desequilíbrios oclusais. Talvez o único diferencial do modelo lingual é o tempo de uso que, em alguns casos, pode ser até mais rápido comparado ao modelo tradicional. Graças à modernização do mecanismo das estruturas, o paciente ortodôntico consegue concluir o tratamento com o aparelho lingual entre 10 e 18 meses. Bem mais rápido, viu!
Aparelho lingual machuca a língua: mito ou verdade?
É verdade que o aparelho lingual pode machucar a língua, mas isso não é uma característica comum do tratamento. Passado o tempo de adaptação às novas estruturas, que costuma durar algumas semanas após a instalação, o ideal é que o paciente não sinta nenhum tipo de incômodo, muito menos desenvolva machucados na língua. Então, se você usa aparelho lingual e vem desenvolvendo lesões devido ao tratamento ortodôntico, precisa levar essa reclamação ao ortodontista na próxima consulta de manutenção, pois é bem provável que alguma pecinha mal instalada esteja causando esse problema.
Como evitar que o aparelho lingual machuque a língua?
O melhor jeito de evitar que o aparelho lingual cause machucados na língua é indo a todas as consultas de manutenção para o ajuste de todas as estruturas. é importante que essa revisão seja feita de acordo com o plano de tratamento do dentista especialista, podendo ser quinzenal ou mensal.
Além disso, para evitar que outros problemas bucais ocorram durante o tratamento, é de suma importância redobrar os cuidados com a higienização. Durante a escovação, o paciente deve limpar bem a área dos bráquetes e da gengiva, realizando movimentos de baixo para cima, e ainda utilizar fio dental todos os dias para evitar o acúmulo de placas bacterianas.