Ter que lidar com uma infiltração no dente não é fácil. Manchas, pequenas rupturas e até dores de cabeça estão entre alguns dos sintomas que não deixam o quadro passar despercebido. Ao perceber os primeiros sinais de infiltração dentária, é fundamental investigar a causa com o auxílio de um profissional para seguir os procedimentos mais adequados.
Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com a dentista Patrícia Almeida, que explicou um pouco mais sobre esse problema bucal e como evitá-lo.
O que é infiltração no dente e o que causa esse tipo de problema?
A infiltração está diretamente relacionada à restauração dental. Isso acontece porque os pequenos espaços entre o dente e o material restaurador – que podem surgir devido a fraturas ou desgaste do selamento – permitem que fluídos, alimentos e até bactérias penetrem na camada mais interna do dente.
A especialista esclarece que o quadro pode ser provocado por diferentes fatores: “As causas mais comuns para essa condição são o trincamento dos dentes, por causa de um bruxismo não tratado ou acidentes – bater o dente ou cair -, e quando há presença de cáries”.
Infiltração no dente: sintomas vão de manchas a dores de cabeça
Como identificar um dente com infiltração? Segundo a dentista, “quando isso ocorre, o dente pode sofrer alteração na cor, ficando um pouco mais escuro, ou o paciente pode começar a sentir dor”. Esses não são os únicos sintomas que indicam o problema bucal, por isso, também desconfie de buracos e pequenas rupturas.
Até mesmo dores de cabeça podem ser um sintoma de infiltração, uma vez que os nervos presentes na face podem estender as dores de origem dentária para outras partes da cabeça. “Nem sempre é possível notar a olho nú, então o dentista pode solicitar um exame de imagem para se certificar de que há uma lesão”, afirma Patrícia.
Como é feito o tratamento da infiltração no dente?
O primeiro a se fazer ao notar os sintomas de infiltração no dente é marcar uma visita ao dentista para investigar o problema e sua profundidade. De acordo com a dentista, “após a identificação da lesão, o tratamento é feito com uma restauração”. O uso de produtos odontológicos com anti-inflamatório também pode ser indicado para amenizar as dores e sensibilidade do dente afetado. No caso de infiltrações em nível mais avançado, pode ser necessário realizar a troca completa da restauração.
Como evitar a infiltração no dente?
A especialista ressalta que é fundamental entender o que provocou o problema bucal para que, dessa forma, o quadro não ocorra novamente. Ainda assim, alguns hábitos do dia a dia são essenciais para evitar infiltrações. Uma boa higienização dos dentes, por exemplo, é indispensável para exibir um sorriso bonito e saudável. Por isso, não se esqueça do fio dental e do enxaguante bucal!
Manter uma alimentação balanceada com alimentos ricos em cálcio e fósforo também contribui para o fortalecimento dos dentes. Por fim, não deixe de visitar um profissional regularmente para avaliações periódicas.