Quando notamos a boca inchada, nossa primeira reação é associá-la a uma alergia. No entanto, você sabia que esse também é um sintoma de problema dental? Uma vez que o inchaço na boca pode causar dificuldades para engolir, realizar a higiene bucal e, até mesmo, falar, é muito importante buscar a origem do transtorno para que ele possa ser devidamente tratado. Pensando nisso, o Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que esclarece quais problemas dentais podem causar esse quadro e o que deve ser feito nessa situação.
Saiba quais tipos de problemas dentais podem deixar a boca inchada
De acordo com a especialista, os problemas dentais que causam inchaço na boca geralmente “são aqueles que estão relacionados a algum tipo de inflamação e infecção”, o que engloba desde aftas até cânceres.
Entre os casos apontados pela dentista, está a gengivite – inflamação da gengiva causada pelo acúmulo de placa bacteriana -, a mucocele – lesão no ducto de glândulas salivares, que causa um tipo de cisto benigno na boca – e o abscesso dentário – processo inflamatório na região periapical ou periodontal, que resulta no acúmulo de pus.
O que fazer ao reparar que a região próxima ao dente está inchada?
Com o incômodo da boca inchada, é normal buscar por soluções rápidas, como as famosas receitinhas caseiras. Porém, a recomendação da especialista é agendar uma consulta com um profissional para investigar a origem do problema. “Nunca tente tratar o problema sozinho, pois receitas caseiras podem piorar o quadro. O ideal é ir ao dentista o quanto antes para que o especialista possa analisar o caso e definir o tratamento mais adequado para o problema”, esclarece a dentista.
Além disso, até o momento de sua consulta, siga com uma higiene bucal cuidadosa, mas bem-feita. Apesar da limpeza dos dentes se tornar incômoda devido ao inchaço na boca, é essencial que o hábito não seja interrompido para que, dessa forma, não ocorra uma piora do quadro.
Como é feito o tratamento de infecções no dente?
Segundo a Dra. Priscila Almeida, “o tratamento envolve a remoção da causa – cárie, tártaro e afins –, a higienização e o uso de medicamentos anti-inflamatórios”. Entretanto, a especialista ressalta que, como os casos e as causas podem variar, os procedimentos nem sempre são iguais para todos os pacientes. “Somente o seu dentista pode definir qual é a melhor alternativa para conter o seu problema”, afirma.
Por fim, após o tratamento e a redução do inchaço, é fundamental seguir as recomendações do dentista e manter uma higienização bucal caprichada no seu dia a dia.