A endodontia é a especialidade que trata lesões e doenças que acometem a polpa dentária. Os profissionais dessa área são responsáveis por tratar danos na estrutura interna do dente, situação que costuma ter relação com casos de cárie profunda, traumas, fraturas e abcessos. Por esse motivo, o endodontista é indicado pelo dentista aos pacientes que apresentam dores intensas e persistentes, pois na maioria das vezes é preciso recorrer ao tratamento de canal.
Saiba mais sobre os tratamentos da endodontia e quando procurar um profissional da área.
Endodontia: o que é e quando procurar ajuda do profissional da área
Endodontia é a área da odontologia que trata de problemas que afetam diretamente a polpa dentária, camada mais interna do dente onde ficam localizados os vasos sanguíneos e suas terminações nervosas. Por isso, quando uma pessoa apresenta dores fortes e persistentes, a recomendação é sempre procurar um endodontista, pois há suspeita de que o incômodo seja um sinal de dano ao tecido pulpar.
Outro motivo para procurar um endodontista é caso de fraturas no dente. Traumas na região da boca também afetam a polpa e, eventualmente, podem causar a necrose pulpar. Portanto, em situações como queda ou impacto na boca, o ideal é marcar uma consulta com um profissional da área. Mesmo que o elemento não apresente dano visível e o paciente não sinta nenhum incômodo, vale a pena fazer exames por precaução.
Dentista sem especialização em endodontia pode tratar doenças que afetam a polpa do dente?
Dentistas que não têm especialização em endodontia não podem tratar lesões e doenças que atingem a polpa e a raiz do dente. Se não for possível encontrar um endodontista, é válido conversar com um clínico geral e pedir encaminhamento para um profissional da área. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), tratamentos endodônticos só podem ser feitos por pessoas capacitadas para tratar de problemas internos dos dentes.
Em casos de emergência, o dentista comum pode fazer uma avaliação clínica e solicitar uma radiografia do dente ou da região acometida pela dor. Na confirmação de dano na polpa, o profissional deve encaminhar o paciente a um endodontista, para a realização do tratamento adequado.
Qual é a relação entre endodontia e o tratamento de cáries?
A endodontia não trata exclusivamente da cárie, mas sim dos danos que ela causa nos dentes. Quando um dente cariado não é tratado a tempo, o problema evolui para as camadas mais profundas da estrutura dentária, atingindo assim a dentina e a polpa do dente. Por isso, quadros de cárie em estado avançado são tratados por um endodontista, pois é o único profissional com condições de remover a polpa dentária contaminada e reconstruir a coroa. Esse procedimento é conhecido como tratamento de canal.
Como evitar danos na polpa dentária
Agora que você já sabe o que é endodontia, não vai querer visitar um profissional da área nem tão cedo. Para evitar qualquer dano na polpa dentária, a melhor forma é se prevenir e cuidar da saúde bucal. Não deixe de se consultar com um dentista a cada 6 meses e mantenha uma rotina de higiene oral correta, com escovação após todas as refeições e uso do fio dental. Ao perceber qualquer sinal de dor, inchaço e sangramento nos dentes ou gengivas, marque uma consulta o mais rápido possível. Diagnósticos precoces evitam que qualquer problema atinja as camadas mais profundas do dente e cause prejuízos maiores.