O tártaro no dente, também conhecido como cálculo dental, é um problema que surge pela falta de escovação e uso de fio dental, principalmente quando o paciente consome muito açúcar e carboidrato com frequência. Esse problema ocorre basicamente quando a placa bacteriana (biofilme dental) endurece no esmalte do dente, podendo levar a complicações maiores, como o surgimento de cáries.
Para evitar o avanço do problema, é muito importante recorrer à ajuda de um dentista o quanto antes, que atuará na limpeza e recuperação do dente. Algumas pessoas, no entanto, acreditam que é possível tirar o tártaro em casa com uma agulha ou outro objeto pontiagudo, o que acaba sendo um grande erro para a saúde bucal. O Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que falou mais sobre como remover o tártaro corretamente, sem prejudicar a saúde dos dentes do paciente. Confira!
É seguro tirar o tártaro do dente utilizando uma agulha?
De acordo com a dentista, remover o tártaro com uma agulha ou qualquer outro objeto em casa pode ser bastante prejudicial para a saúde bucal. Por isso, é indicado tirar o tártaro apenas com a ajuda de um especialista. “Por mais que pareça fácil e que a pessoa consiga fazer, o dentista usa curetas e ultrassom para facilitar a remoção e não causar danos aos dentes. Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro. E, se conseguir, pode causar danos ao esmalte”, explica a profissional.
Quais os riscos de tentar remover o tártaro por conta própria?
Tentar tirar o tártaro por conta própria pode afetar muito mais que a saúde do dente em si. Segundo a especialista, muitos problemas bucais podem surgir a partir da limpeza incorreta do tártaro, inclusive infecções bem graves. “Além de causar danos no esmalte, a pessoa pode se furar, ter alguma inflamação e/ou infecção, e até mesmo perder o dente por conta de algo que parece tão inofensivo”, destaca a especialista.
Como tirar tártaro do dente corretamente
A remoção do tártaro é feita geralmente com a raspagem do dente (feita com dispositivos odontológicos), uso de ultrassom e possivelmente laser, que garantem uma limpeza mais exata e segura. A dentista reforça que o processo de limpeza deve ser feito estritamente por um especialista. “O tártaro ocorre pela falta de escovação (pasta e uso do fio dental) e acompanhamento com um dentista. Quando ele já está instalado, apenas o dentista consegue remover sem causar prejuízo aos dentes”, afirma.
Saiba como evitar tártaro nos dentes
Para prevenir o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, a formação de tártaro, a especialista destaca que basta seguir boas práticas de higiene. “Não tem muito segredo, precisa escovar diariamente os dentes com pasta e fio dental após as refeições. É a única forma de você se ver livre do tártaro”, finaliza a profissional.
Um estudo publicado no livro Oral Microbiology, no capítulo Placa Dentária, fez uma análise da ação e progressão das bactérias na superfície do dente. Realizado nos dentes anteriores (da frente) da boca, o experimento constatou que as bactérias raramente entram em contato com o esmalte limpo. Ou seja, a higienização bucal realmente é determinante para evitar o acúmulo de biofilme dental, tártaro, cárie e outras infecções bucais.