Utilizado durante o tratamento ortodôntico, o expansor palatino é um aparelho que resolve uma série de disfunções relacionadas à má oclusão. Quando é preciso tratar diferentes tipos de mordida cruzada (quando há um desencontro dos dentes da arcada superior com os da inferior), por exemplo, esse dispositivo odontológico se torna bastante necessário. O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, especializada na área de bucomaxilofacial, que falou mais sobre esse aparelho para abrir o céu da boca: como ele funciona, em que casos é indicado e como deve ser feita a sua manutenção. Confira!
O que é o expansor palatino e para que ele serve?
De acordo com a cirurgiã-dentista, o expansor de palato é um dispositivo feito sob medida que pode ser usado tanto por crianças quanto por adultos. No entanto, existem diferentes modelos que servem para atender casos distintos. “O expansor palatino é um aparelho ortodôntico utilizado para expandir a maxila através do palato, onde ele é instalado. Existem dois tipos: o expansor móvel, utilizado em crianças, e o expansor cirúrgico, que requer uma cirurgia para sua colocação, utilizado em adultos. Esse tipo de aparelho serve basicamente para aumentar a maxila lateralmente”, explica.
Aparelho para abrir o céu da boca é bastante indicado em casos de mordida cruzada
Quando o objetivo é ampliar o espaço da boca para o nascimento dos dentes permanentes ou para o tratamento ortodôntico, de acordo com a dentista, o expansor de palato é um dispositivo muito utilizado. “Esse expansor é indicado nos casos em que há uma deformidade dentofacial na qual a maxila não apresenta tamanho favorável, ocorrendo, por exemplo, a mordida cruzada. São casos em que o tamanho da maxila precisa ser expandido lateralmente”, esclarece a profissional.
Um estudo publicado na Dental Press Journal of Orthodontics destaca que a expansão rápida da palatina é indicada para pacientes que estão na fase final de crescimento da puberdade (com a maxila em formação) e também para pacientes adultos com atresia maxilar (estreitamento esquelético da maxila). Nesses dois casos, a expansão da palatina funciona como uma solução de tratamento, evitando possivelmente intervenções cirúrgicas.
Como é a instalação do expansor de palato
Você sabia que o expansor palatino precisa ser ativado com uma chavinha ortodôntica? É importante seguir as instruções do seu dentista para fazer os ajustes do aparelho na frequência correta, garantindo que a maxila seja expandida na medida planejada. É possível que você tenha que ajustar o expansor cerca de 2 ou 3 vezes por dia, por exemplo. Basta seguir as orientações do especialista.
De acordo com a cirurgiã-dentista, a instalação do expansor não é muito complexa, mas é necessário que o paciente compareça a todas as consultas de manutenção para garantir que o tratamento esteja correndo bem. “Sua instalação é realizada diretamente na banda do aparelho ortodôntico soldada nos dentes molares. Os cuidados devem ser diários com a higiene e o dispositivo também possui uma chave entregue ao paciente para ser ativado diariamente”, destaca.