Investir em um clareamento dental caseiro é uma ótima alternativa para deixar os dentes mais brancos. Mas, para prevenir qualquer tipo de problema durante o tratamento, é imprescindível que o paciente siga todas as recomendações do dentista – principalmente quanto aos produtos utilizados, tempo de aplicação e cuidados com a higiene bucal.
Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que o bicarbonato clareia os dentes e, por isso, pode funcionar como substituto de outros produtos clareadores. No entanto, essa medida pode ser um tanto perigosa para a saúde bucal. O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, que falou mais sobre os perigos do uso do bicarbonato de sódio na odontologia e também deu dicas de como realizar um clareamento caseiro de forma segura e eficaz. Dá uma conferida!
É verdade que o bicarbonato de sódio deixa os dentes mais brancos?
O bicarbonato de sódio tem uma substância levemente abrasiva que, de fato, parece eliminar as manchas mais superficiais dos dentes. No entanto, de acordo com a cirurgiã-dentista, esse tipo de produto acaba sendo bastante prejudicial para a saúde do dente e, no fim das contas, não atua realmente como um agente clareador. “Na verdade, visualmente os dentes podem até parecer mais brancos, mas o produto causa um desgaste no esmalte que, a longo prazo, é muito prejudicial para a saúde bucal”, destaca a especialista.
Clareamento dental caseiro: posso usar bicarbonato de sódio?
Você já ouviu falar em alguma receita caseira para clarear os dentes? A cirurgiã-dentista reforça que seguir misturinhas mágicas ou utilizar produtos inapropriados (como o bicarbonato) nunca é uma boa opção. “Nenhuma receita caseira deve ser utilizada para clarear os dentes, pois além de não serem eficazes, elas podem comprometer a saúde dos dentes. O clareamento deve ser feito no consultório odontológico ou em casa com a supervisão de um dentista”, orienta a profissional.
Receitas caseiras para clareamento podem causar manchas e ferimentos
Além de não surtir o efeito desejado de clareamento dental, o bicarbonato de sódio (bem como a água oxigenada e outros produtos) pode causar lesões nos dentes, principalmente quando utilizado em excesso e com muita frequência. “Além do desgaste dos dentes, o paciente pode acabar com manchas e ferimentos na boca”, afirma a especialista. Por isso, é fundamental utilizar apenas o gel clareador recomendado pelo dentista e também os produtos de higiene bucal adequados (como creme dental para sensibilidade).
Vale destacar que, mesmo seguindo o clareamento caseiro corretamente, é possível que os dentes fiquem mais sensíveis durante as sessões de aplicação do produto. A Associação Americana de Odontologia (ADA) destaca que inflamação gengival e sensibilidade dentária temporária são os efeitos colaterais mais comuns durante e após o tratamento de clareamento dentário. Por isso, é muito importante utilizar o produto clareador correto durante o tempo recomendado pelo especialista.
Clareamento caseiro deve ser feito com o acompanhamento de um dentista
Caso você queira deixar os dentes mais brancos de forma mais prática, a cirurgiã-dentista destaca que o clareamento caseiro é considerado uma das melhores opções. “O tratamento caseiro deve ser prescrito por um dentista, mediante uma avaliação para entender se os dentes do paciente estão aptos para receber o clareamento. Feito isso, utiliza-se uma forminha com o molde dos dentes e um gel clareador, que deve ser utilizado com a frequência e o tempo indicado pelo especialista”, finaliza a profissional.