Escolher a melhor pasta de dente para cada fase da vida – bem como acertar na quantidade e no método de escovação – é muito importante para preservar a saúde bucal no longo prazo. O creme dental com flúor, por exemplo, fortalece o esmalte dentário, sendo fundamental para prevenir a cárie e outros problemas bucais. Mas, será que o creme dental sem flúor também pode ser utilizado? Em que casos é necessário tomar mais cuidado com a ingestão do mineral?
Para responder essas perguntas, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, que esclareceu, de fato, qual a melhor pasta de dente para o uso diário: com ou sem flúor. É só continuar lendo!
Qual a melhor pasta de dente: com ou sem flúor?
De acordo com a cirurgiã-dentista, o uso do flúor (através da escovação e do consumo de água) é fundamental para evitar o desgaste do esmalte dentário. Por isso, é sempre importante recorrer aos produtos de higiene bucal que contêm o mineral em sua composição. “A pasta de dente com flúor é a mais indicada. Só que, para crianças, essa pasta deve ter uma concentração adequada de flúor”, afirma a especialista.
Creme dental sem flúor não é indicado para a escovação diária
Utilizar uma quantidade mínima de flúor por meio do creme dental, de acordo com a especialista, é imprescindível para a saúde bucal desde a infância. “A pasta sem flúor não é indicada em nenhum caso específico. Muito flúor pode representar riscos à saúde, mas as quantidades contidas na pasta de dente são geralmente seguras, basta a pessoa usar o produto como aconselhado. De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), o creme dental fluoretado em pequena quantidade é recomendado desde a erupção do primeiro dente”, destaca a profissional.
Ainda de acordo com Associação Americana de Odontologia, é possível até mesmo que suplementos de flúor sejam prescritos para crianças de 6 meses a 16 anos que tenham alto risco de desenvolver cárie dentária. No entanto, esse tipo de cuidado só é indicado em casos muito específicos, pois é possível prover a quantidade certa de flúor através do uso de um creme dental apropriado. É válido destacar, inclusive, que o consumo de níveis excessivos de flúor pode levar ao desenvolvimento da fluorose, um tipo de alteração no esmalte do dente. Portanto, lembre-se de sempre seguir as orientações do seu dentista de confiança, ok?
Para que serve o flúor?
O flúor é um tipo de mineral que serve, basicamente, para fortalecer os ossos e os dentes. Ele atua endurecendo e protegendo o esmalte de dentes decíduos e permanentes. “O flúor é uma parte importante do desenvolvimento da dentição em crianças menores de 7 anos, pois fortalece o desenvolvimento do esmalte. Em crianças e adultos, também diminui a capacidade de produção de ácido da placa, o que protege os dentes de sua decomposição. Ou seja, o flúor protege diretamente contra cárie”, esclarece a profissional.
Pasta de dente infantil: qual é a mais indicada nesse caso?
De acordo com a especialista, o creme dental com flúor é sempre o mais indicado para a higienização bucal infantil. Mas, para evitar problemas, colocar a quantidade certa de pasta é um ponto fundamental. “O importante é observar a quantidade para não causar manchas nos dentes. Para crianças de três a seis anos, é recomendada uma quantidade do tamanho de uma ervilha. As quantidades recomendadas levam em consideração o possível risco de fluorose dentária, que é o surgimento de manchas ou porosidade nos dentes”, orienta a dentista.
Como acertar na quantidade de pasta de dente
Para prevenir a fluorose mesmo na fase adulta, acertar na quantidade de pasta de dente também é muito importante, sabia? A dentista dá dicas para evitar o desperdício de pasta e, ao mesmo tempo, garantir uma escovação adequada no dia a dia: “O tipo de creme dental deve ser prescrito pelo seu dentista. Mas, normalmente, a quantidade do tamanho de um grão de ervilha já é suficiente para a higiene oral do paciente”, finaliza.