O implante dentário é uma solução bastante eficiente para a reposição de dentes perdidos. Ele consiste em uma estrutura de metal, geralmente feita de titânio, que fica inserida na mandíbula ou maxila para funcionar como raiz artificial. O processo de instalação do pino metálico tende a ser bastante invasivo e requer um período de osseointegração, que é a união do implante ao osso para que a prótese possa ser fixada.
Geralmente, o implante dental é indicado para adultos com perda única ou múltipla de dentes. Mas, será que crianças também podem se submeter a esse tratamento? Em que situações o implante dentário infantil é indicado? Nesse caso, é necessário tomar cuidados de higiene especiais? Para responder essas perguntas, o Sorrisologia preparou uma matéria completinha. É só continuar lendo!
Afinal, crianças podem fazer implante dentário?
Sim, crianças podem fazer implante dentário. No entanto, a idade ideal para o procedimento depende da maturidade do osso e do nível de desenvolvimento dos dentes. Geralmente, os dentistas costumam recomendar a realização de implantes dentários a partir dos 17 ou 18 anos de idade, quando a estrutura óssea da boca está completamente desenvolvida.
Mas, em casos excepcionais, como a perda precoce de dentes devido a lesões ou doenças, é possível colocar implantes em crianças mais jovens com supervisão médica. Vale destacar, no entanto, que a instalação do implante não é feita como nos adultos. Afinal, a criança ainda está em fase de desenvolvimento e a fixação de um pino de titânio direto no osso pode prejudicar bastante o seu crescimento.
Nesses casos, o mais indicado é recorrer a outras estruturas odontológicas, como próteses removíveis, adesivas ou mantenedores de espaço (um tipo de aparelho de metal ou acrílico feito sob medida). Esses dispositivos são menos invasivos e ajudam a preservar o espaço vago deixado pelos dentes perdidos, evitando o encolhimento ósseo e a mudança da posição dos dentes permanentes que ainda nascerão. Eles também permitem que a criança coma, fale e sorria com mais confiança, melhorando sua autoestima e qualidade de vida.
Em que casos o implante dentário infantil é indicado?
O livro “Implantes Dentários. Arte e Ciência”, escrito por especialistas ao redor do mundo, destaca que as crianças podem apresentar ausências dentárias devido a cáries, traumas, doenças e alterações do desenvolvimento ou congênitas. Quando isso ocorre de forma muito precoce, a instalação de uma prótese torna-se necessária para promover uma boa saúde bucal e também prevenir problemas futuros.
É importante redobrar os cuidados de higiene bucal
Após a instalação de implantes, próteses ou mantenedores de espaço, as crianças precisam de mais atenção e cuidado com a higiene bucal. Por isso, é importante ensiná-las a escovar os dentes corretamente, a usar fio-dental todos os dias e, dependendo do caso, orientar o uso de algum antisséptico bucal específico, que pode ser útil para prevenir problemas infecciosos. Crianças com implante dental também precisam visitar o dentista com mais frequência para realizar exames e limpezas regulares. Então, não se esqueça de seguir à risca as recomendações do seu dentista de confiança, ok?