O separador de dente (ou elástico ortodôntico) é bastante utilizado para afastar dentes muito próximos, auxiliando no tratamento com aparelho fixo. Ele pode ficar instalado por dias e, geralmente, precede a instalação da banda – um tipo de anel metálico que serve de apoio para o aparelho ortodôntico.
Por ficar instalado nos espaços entre os dentes, o elástico ortodôntico pode causar bastante incômodo, o que requer alguns cuidados com a alimentação. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que explicou melhor como o separador ortodôntico funciona e deu dicas para amenizar a dor durante o seu uso.
O que é separador de dente (elástico ortodôntico)?
De acordo com a especialista, o elástico ortodôntico constitui uma etapa importante do tratamento, principalmente em quadros de apinhamento dental. “O separador de dente é uma espécie de elástico utilizado para criar um espaço entre os dentes do paciente para que seja possível fazer a instalação das bandas/anéis metálicos, que servem para prender o fio metálico do aparelho ortodôntico”, explica.
Elástico ortodôntico costuma ser usado por 3 ou mais dias
O tempo de uso do separador de dente, de acordo com a dentista, depende diretamente da formação da arcada do paciente. Não é recomendado, por exemplo, deixar o elástico por mais de duas semanas entre os dentes, pois ele pode causar danos ao tecido gengival. No entanto, em casos mais extremos de falta de espaçamento, é possível que o separador seja utilizado por vários dias.
“Depende da condição bucal do paciente. Se existir espaçamento entre os demais dentes, o separador consegue fazer o trabalho dele mais rápido, em cerca de três dias. Mas, se não tiver nenhum espaço, o separador terá que fazer mais pressão e precisará de mais alguns dias”, destaca a especialista.
Separador de dente: como aliviar a dor corretamente
Lidar com as dores do tratamento ortodôntico não é nada fácil, principalmente quando ocorre um uso prolongado de elásticos e bandas metálicas. A especialista destaca que o incômodo faz parte do processo, então é importante saber como amenizá-lo. “É normal sentir um desconforto mediano e dor ao se alimentar. A dor ocorre devido à pressão exercida pelo separador, que causa um processo inflamatório no ligamento periodontal por causa da rápida movimentação dos dentes”, explica.
O primeiro passo para amenizar o desconforto, de acordo com a Dra. Almeida, é adotar algumas restrições alimentares. Isso porque o esforço da mastigação tende a piorar ainda mais o sintoma. É importante, ainda, consultar-se sempre com o seu dentista de confiança para saber se a dor está (ou não) normal e como tornar o tratamento o menos incômodo possível.
“Durante esse período, o paciente deve evitar ingerir alimentos muito duros, pois eles podem piorar o incômodo. O ideal é investir em refeições leves, líquidas e frias. Se a dor persistir e for muito forte, é recomendado fazer uso de analgésicos prescritos pelo dentista”, finaliza a especialista.