Inchaço, acúmulo de pus, sangramento e mau hálito são possíveis sintomas de abscesso na gengiva – um tipo de infecção que pode desencadear problemas bucais mais graves quando não tratada. A presença de uma fístula dental (bolha na gengiva) também costuma acusar a existência desse foco infeccioso, demandando um tratamento urgente com um especialista.
Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, que falou sobre as possíveis complicações do abscesso e também dicas de como tratá-lo corretamente. Confira!
O que causa abscesso na gengiva?
A origem do abscesso gengival pode estar relacionada a infecções no dente ou na gengiva, que geralmente derivam do acúmulo de placa bacteriana e falta de higiene bucal. De acordo com a cirurgiã-dentista, esse tipo de problema tende a causar bastante incômodo e requer tratamento imediato. “O abscesso gengival pode ter causa dentária ou periodontal, e até mesmo ambas associadas. É uma infecção com acúmulo de secreção purulenta na região da gengiva que causa dor e aumento de volume local”, explica.
Quais complicações o abscesso gengival pode causar?
A especialista destaca que o abscesso gengival pode complicar bastante a saúde bucal, ocasionando até mesmo o comprometimento da arcada infeccionada. “Pode causar diversos problemas, inclusive a perda de dentes. Causa aumento de volume, febre, dor e pode evoluir para uma infecção mais grave. Pode se estender para outros dentes e, inclusive, necrosar o dente em questão, tornando necessária a sua extração ou tratamento de canal”, afirma a profissional.
De acordo com um estudo publicado na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o abscesso periodontal agudo é uma condição frequente, capaz de destruir rapidamente os tecidos periodontais (a gengiva, os tecidos que cobrem a raiz, sustentam o dente e o osso alveolar). Esse tipo de abscesso é mais comum em pacientes com periodontite moderada ou avançada, geralmente não tratada adequadamente, e costuma se originar de lesões periodontais. Para evitar o progresso da infecção, de acordo com o estudo, são feitos tratamentos emergenciais.
Abscesso na gengiva: como tratar corretamente
Para findar a infecção gengival e evitar que o problema progrida, de acordo com a especialista, deve ser feito um tratamento mais completo, englobando procedimentos no consultório do dentista e também cuidados caseiros. “O ideal é procurar o dentista para avaliar a causa do abscesso gengival e iniciar o tratamento o quanto antes. Normalmente, o processo inclui um tratamento periodontal e medicamentoso, com raspagem subgengival e supragengival. Algumas vezes, o tratamento de canal do dente na proximidade também precisa ser feito”, finaliza a profissional.