(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Perdi meu alinhador invisível: o que devo fazer?

Perdi meu alinhador invisível: o que devo fazer?

O alinhador invisível é uma excelente opção para fazer um tratamento ortodôntico mais rápido, discreto e com menos manutenção. No entanto, para alcançar o resultado planejado, o paciente deve usar diferentes placas de acetato em momentos distintos, como planejado pelo seu dentista. 

Geralmente, a placa é trocada por uma nova a cada uma ou duas semanas, iniciando uma nova fase para o alinhamento dos dentes. Mas, o que acontece caso você perca o alinhador invisível? É possível pular para a próxima placa programada? Para responder essas perguntas, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, que esclareceu como proceder em casos de perdas ou danos do alinhador.

O que fazer ao perder o alinhador invisível?

O paciente deve sempre retirar o alinhador bucal antes de comer ou beber algo (exceto água) e antes de realizar a higiene bucal. Por conta disso, situações de perdas e danos podem acabar sendo comuns. De acordo com a cirurgiã-dentista, é importante tentar resolver a situação o quanto antes. “Deve procurar o dentista responsável, pois é necessário solicitar um novo alinhador para não prejudicar o tratamento”, destaca.

Utilize o alinhador invisível da etapa anterior temporariamente

O número de placas utilizadas durante o tratamento depende diretamente do diagnóstico e de cada paciente – é possível que o processo dure de 3 meses a 2 anos, com as etapas pré-definidas pelo dentista. Geralmente, o paciente já recebe um número específico de alinhadores, que devem ser trocados de acordo com o planejamento. 

De acordo com a especialista, em casos de perdas, o mais indicado é utilizar outra placa temporariamente. “O ideal é que o paciente fique utilizando o alinhador anterior até o próximo chegar, para que não haja alterações nos dentes que prejudiquem ou atrasem o tratamento”, orienta a profissional.

É importante usar as placas dentais de todas as etapas

Em casos de perda, será que é possível pular a placa e já utilizar o alinhador da fase seguinte? A dentista explica que não seguir o tratamento à risca pode ocasionar problemas bucais. “Os alinhadores são feitos para serem seguidos por etapas. A placa seguinte não vai encaixar nos dentes e, caso seja forçada, sua colocação pode gerar danos como fraturas dentárias e inflamações gengivais”, destaca a especialista. Por isso, ao perder ou danificar um alinhador, o mais indicado é comunicar logo ao dentista para receber as orientações adequadas.

Tratamento com alinhador invisível demanda um acompanhamento regular

Embora seja uma alternativa mais rápida de tratamento ortodôntico, sem demandar muita manutenção, o uso do alinhador invisível deve ser sempre supervisionado por um especialista. “Normalmente os alinhadores são mais rápidos e, após a consulta inicial, é feito o escaneamento digital e planejamento, o paciente já sai sabendo quantos alinhadores e quanto tempo de tratamento irá precisar”, explica. 

Ter atenção com as placas – com a limpeza e manutenção – é muito importante para garantir que o tratamento termine no tempo estipulado. Além disso, o recomendado é que o paciente utilize o alinhador em uma média de 20 a 22 horas diárias, o que também garante que o resultado seja atingido mais rapidamente. Em casos de perdas, de acordo com a especialista, as etapas podem ficar bem comprometidas. “O tratamento pode ficar atrasado e pode ser necessário fazer um novo plano de tratamento, incluindo um novo escaneamento digital”, finaliza.
 

Veja Também
×