(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Dente entramelado pode afetar a saúde bucal?

Dente entramelado pode afetar a saúde bucal?

Investir no alinhamento dos dentes beneficia bastante a saúde bucal, tanto em termos funcionais quanto estéticos. Por isso, quando há algum dente entramelado (encavalado) na arcada dentária, é muito importante buscar a ajuda de um ortodontista. Mas, você já parou para pensar em como os dentes entramelados afetam, de fato, a saúde bucal? Quais são os riscos reais de manter a arcada desalinhada por muito tempo? O Sorrisologia preparou uma matéria respondendo todas essas questões. Confira!

O que é um dente entramelado?

Um dente entramelado, isto é, desalinhado, ocorre quando não há espaço suficiente para o seu nascimento. Por conta disso, a arcada dentária fica “apertada” e desordenada, demandando uma correção. Essa condição, também chamada de apinhamento dental, é considerada uma má-oclusão que afeta mais comumente crianças, mas também pode ocorrer na fase adulta por conta de maus hábitos (ranger os dentes, morder objetos e forçar a língua contra os dentes, por exemplo). 

De acordo com um estudo realizado na Universidade Federal da Paraíba, o apinhamento dental (que resulta nos dentes entramelados) é um tipo de má-oclusão muito recorrente, que demanda atenção dos ortodontistas. Em uma pesquisa feita com 432 crianças, comprovou-se que o apinhamento foi o problema mais prevalente, ficando à frente de mordidas abertas, cruzadas e outros tipos de má-oclusão. 

Quais os riscos do apinhamento dental para a saúde bucal?

Além de afetar a estética, o apinhamento dentário pode ser bastante prejudicial para as funções da boca. Por isso, o mais indicado é realizar um tratamento ortodôntico que garanta o rápido alinhamento das arcadas. Confira abaixo os malefícios que os dentes entramelados podem trazer para a saúde bucal:

  1. Desequilíbrio na mastigação, visto que o mau posicionamento dos dentes afeta a mordida;
  2. Dificuldade de realizar a higienização bucal, pois fica mais difícil acessar toda a área dos dentes e passar fio dental no dia a dia;
  3. Maior acúmulo de tártaro e formação de cárie devido à dificuldade de higiene bucal;
  4. Maior tendência a desenvolver doenças periodontais (gengivite e periodontite) por conta de possíveis traumas na mordida ou higienização precária.

Vale destacar, ainda, que a demora para tratar o apinhamento pode resultar em desgastes nos dentes e doenças bucais recorrentes. Por isso, é importante não adiar o tratamento e, desde sempre, redobrar os cuidados com a higiene bucal – passar fio dental todos os dias, escovar os dentes com uma escova macia e creme dental com flúor.

Como é feito o tratamento de dentes entramelados?

Para evitar os desdobramentos negativos do apinhamento dental, o paciente deve utilizar aparelho ortodôntico por período determinado, fazendo visitas regulares ao ortodontista. O tratamento pode ser feito com alinhador invisível (que costuma ser mais rápido) ou com aparelho fixo tradicional, o que exige maiores manutenções durante todo o processo. Basta seguir as orientações do dentista que não tem erro!

Veja Também
×