Está com uma inflamação no piercing labial e não sabe o que fazer? Procurar a ajuda de um médico ou dentista costuma ser decisivo para resolver o problema corretamente. Mas, antes de recorrer a um profissional, seguir cuidados de higiene por conta própria também pode ajudar bastante. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que deu ótimas dicas de como proceder quando o piercing no lábio infecciona. Confira!
O que fazer quando o piercing inflama?
De acordo com a especialista, tratar o piercing inflamado com medicamentos é fundamental para evitar problemas maiores. Por isso, caso a infecção não melhore em um ou dois dias, é necessário buscar um atendimento emergencial. “Precisa procurar um dentista ou médico para a indicação de anti-inflamatórios e até antibióticos. É recomendável tirar, mas, muitas vezes, a própria pessoa não consegue por conta da infecção”, explica a profissional.
De acordo com um estudo publicado na Faculdade de Ciências da Saúde (UFP), de Portugal, em casos de inflamação ou dor aguda, o piercing bucal deve ser removido imediatamente. Em seguida, são prescritos um colutório de clorexidina (que ajuda a reduzir o acúmulo de placa bacteriana e o foco inflamatório) e um anti-inflamatório sistêmico. Dependendo do caso, o dentista também pode avaliar uma possível prescrição de antibiótico por alguns dias.
Posso colocar o piercing no lábio novamente?
Após tratar a infecção bucal, é possível que o paciente queira colocar o piercing novamente. No entanto, de acordo com a especialista, isso pode acabar gerando complicações futuras, visto que a boca é um local bastante suscetível a infecções.
Caso o paciente queira prosseguir com a reinstalação do piercing, mesmo ciente dos riscos, é necessário seguir os passos corretos. “Caso queira colocar novamente, higienize o piercing e o local. Espere sarar e, se o buraco fechar, pode procurar um especialista para fazer de novo”, afirma a profissional.
Segundo o artigo da UFP, é fundamental tomar alguns cuidados logo após a perfuração. O mais recomendável é aplicar creme antisséptico nas primeiras 48 horas e, ainda, evitar expor o piercing ao sol nos primeiros dias. Além disso, para evitar alergias e infecções, o mais indicado é que o piercing seja preferencialmente de ouro, prata ou aço cirúrgico. Ainda assim, mesmo com todos os cuidados, o piercing pode desencadear inflamações e problemas bucais mais graves com o passar do tempo.
Vale destacar, ainda, que alguns pontos da boca são muito mais vulneráveis. Por isso, de acordo com a dentista, quando ocorre uma primeira incidência de inflamação, não é indicado realizar uma reinstalação do piercing no local. “No caso da língua, se acontecer a inflamação, o recomendado é tirar e não colocar mais, pois é um meio altamente contaminado, e ainda atrapalha você a mastigar e engolir os alimentos”, destaca.
Cuidados de higiene ajudam a prevenir a inflamação no piercing
Caso você tenha algum piercing na língua, nos lábios ou nos freios da boca, é fundamental manter alguns cuidados de higiene sempre em mente. De acordo com a dentista, seguir uma boa rotina de higienização bucal faz toda a diferença nesse caso. “Sugiro escovar bem os dentes para não deixar restos de comida ou bebidas, que ajudam a causar a inflamação. Evite também o atrito com roupas e ficar com a mão no piercing, principalmente se não estiver limpa e higienizada”, orienta a profissional.