Sentir a boca áspera por dentro (as bochechas internas e até a língua) pode significar diferentes problemas. Geralmente, a diminuição da saliva, conhecida como hipossalivação, desencadeia esse tipo de sintoma. Mas, também é possível que alguma alergia a produtos origine essa sensação na boca. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Patrícia Almeida, que falou mais sobre as causas da boca áspera e como proceder nesse caso. Confira!
Boca áspera por dentro: o que pode ser?
De acordo com a especialista, existem diferentes condições que podem afetar a lubrificação da boca. O ideal é investigar para identificar a origem do problema e, a partir daí, tomar alguma medida. “A causa pode ser um problema funcional nas glândulas salivares ou o uso de medicamentos que inibem a boa lubrificação. Algum componente da pasta de dente e/ou enxaguante também pode deixar a boca áspera”, explica a profissional.
Como amenizar a sensação de boca áspera?
Quando ocorre de forma esporádica, a sensação de boca áspera – que se manifesta geralmente nas bochechas internas – não tende a ser muito prejudicial para a saúde bucal. No entanto, de acordo com a dentista, é importante buscar ajuda profissional caso o problema não regrida espontaneamente e cause desconfortos com o passar do tempo.
“Um acompanhamento multidisciplinar. Além do dentista, vale consultar um otorrino para avaliar a questão das glândulas salivares. Se vier da medicação, precisa de uma orientação do médico que sugeriu aquele medicamento. Mudar a pasta de dente também pode minimizar o problema”, orienta a especialista.
Evite alimentos muito salgados, picantes e beba bastante água
Você sabia que mudar a alimentação também pode ajudar a tratar esse tipo de problema? Para quem tem quadros frequentes de boca seca/áspera, uma boa dica é beber bastante líquido (cerca de 2 litros de água por dia) e evitar alimentos muito salgados ou picantes, como salgadinhos industrializados e molhos apimentados.
Também é válido evitar enxaguantes bucais com álcool, que tendem a ressecar mais a parte interna da boca. Lembre-se de se consultar com o seu dentista de confiança para receber instruções de higienização bucal – é importante utilizar uma escova macia, um creme dental e enxaguante específicos.
Evitar morder a parte interna da boca e abolir outros hábitos prejudiciais, como o tabagismo, também ajuda a prevenir o problema no longo prazo. De acordo com um estudo publicado na Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, cessar o consumo de álcool, cafeína e de cigarros ajuda bastante a tratar a sensação de boca áspera.