As consultas de manutenção de aparelho ortodônticos são indispensáveis para trocar elásticos, apertar o arco (fio que passa dentro dos braquetes) e, consequentemente, garantir que o tratamento ortodôntico avance como o planejado. No entanto, é bastante comum que os dentes fiquem doloridos após a manutenção, o que requer alguns cuidados nos primeiros dias. Você sabia que utilizar uma escova macia e um enxaguante bucal específico pode ajudar nesse período? O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto, que deu ótimas dicas para aliviar a dor após a manutenção do aparelho ortodôntico.
Quais desconfortos surgem após a manutenção do aparelho?
Com o ajuste do fio ortodôntico e dos braquetes, a pressão sobre os dentes aumenta, o que tende a causar uma dor ou desconforto nos primeiros dias após a manutenção. É possível, ainda, que o atrito das peças do aparelho (como os braquetes) com a gengiva, lábios e língua cause feridas, sangramentos e até aftas. Por isso, antes de sair do consultório do dentista, é importante que o paciente se certifique de que as peças do aparelho estão certinhas, sem incomodar a boca.
1. Use o analgésico recomendado pelo dentista
Caso a dor pós-manutenção esteja muito intensa, é possível que o dentista recomende um analgésico (como paracetamol e dipirona) nos primeiros dias. Nesse caso, é importante seguir estritamente as orientações do profissional, sem exagerar na dose. O desconforto deve durar poucos dias, então, se a dor persistir, é necessário retornar ao dentista para fazer uma avaliação.
2. Evite alimentos muito duros e ácidos
De acordo com a especialista, fazer algumas restrições alimentares no primeiro dia pode ajudar bastante. “Deve-se evitar alimentos duros, que necessitem muita força mastigatória, como por exemplo carnes mais duras”, recomenda. Castanhas, sementes, torresmos, milho, pé de moleque, pirulitos e balas duras também devem ser evitados, pois tendem a forçar os dentes na mastigação, aumentando o desconforto.
3. Aplique compressas geladas para aliviar a dor
Aplicar compressas geladas também alivia o desconforto, sabia? O gelo surte um efeito analgésico, anti-inflamatório e ajuda a desinchar, sendo ótimo para aliviar a dor de forma mais imediata. “Compressa gelada, alimentos gelados e mais pastosos ajudam no controle do desconforto que normalmente dura alguns dias”, afirma a profissional. O ideal é aplicar a compressa por 20 minutos no máximo 3 vezes ao dia, o que auxilia na recuperação.
4. Utilize uma escova de dente macia e escove suavemente
A forma como você escova os dentes também faz diferença nesse período. Para evitar cáries e inflamações na gengiva, é importante não relaxar com a rotina de higienização. Mas, para diminuir o desconforto durante a escovação, você pode utilizar uma escova macia ou ultramacia e também fazer movimentos mais suaves, sem colocar muita força. Quando necessário, o dentista também costuma recomendar uma pasta de dente para sensibilidade, que protege o esmalte e a dentina contra sensações de quente, frio e acidez.
5. Enxaguante bucal com ação anti-inflamatória e analgésica pode ajudar
De acordo com a dentista, existem enxaguantes bucais que ajudam a amenizar a dor durante o tratamento ortodôntico. No entanto, eles devem ser usados de forma moderada, de acordo com as instruções do profissional. “A dor, na verdade, é pela movimentação dos dentes. Então, fazer uso de analgésico e colutório com ação anti-inflamatória e analgésica normalmente ajuda bastante”, destaca a especialista.
6. Recorra à cera ortodôntica para evitar machucados
Caso a dor se origine de um machucado na gengiva ou nas bochechas – o que geralmente ocorre por conta do contato com o fio ou os braquetes -, é necessário utilizar um pouco de cera dental. Esse material ortodôntico é colocado diretamente na pecinha que está machucando a boca, criando uma pequena camada de proteção.