(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Clareamento dental: quem tem sensibilidade pode fazer o procedimento?

Clareamento dental: quem tem sensibilidade pode fazer o procedimento?

A sensibilidade nos dentes é resultado da exposição da dentina, que pode ser provocada por diversos processos abrasivos, e o clareamento dental é um deles. É por isso que a consulta de avaliação antes do clareamento nos dentes é tão importante. Mas afinal, pacientes com dentes sensíveis podem fazer clareamento dental? Continue lendo para saber mais!

O que causa sensibilidade nos dentes?

Primeiramente, vamos entender o que causa sensibilidade nos dentes. O incômodo surge quando o tecido intermediário da estrutura dental, a dentina, perde a camada de proteção e fica exposto. A perda da proteção é resultado da exposição do sorriso a processos abrasivos. 

Os principais fatores que podem causar sensibilidade dentária são:

  • Bruxismo;
  • Escovação com excesso de força;
  • Uso de escova com cerdas rígidas;
  • Cremes dentais abrasivos (como os com ação clareadora);
  • Retração gengival;
  • Erosão dental ou dentes quebrados, que expõem a dentina;
  • Alimentos e bebidas cítricos e ácidos.

Sensibilidade nos dentes pode ser tratada antes do clareamento dental

O clareamento dental feito no consultório odontológico usa um gel com alta concentração de agentes clareadores e um laser. Esse processo pode causar uma sensibilização temporária dos dentes em qualquer paciente, mas aqueles que já têm um histórico desse incômodo podem sentir mais dor. 

Importante ressaltar, entretanto, que o clareamento dental feito por um profissional especializado não compromete a saúde das estruturas dos dentes. A sensibilidade ocorre apenas porque o gel clareador penetra o esmalte e atinge as bordas da dentina, estimulando as terminações nervosas presentes nessa estrutura – o que pode causar a sensação de dor.

A consulta de avaliação é fundamental para analisar caso a caso, mas pacientes com dentes sensíveis devem precisar de um preparatório antes de clarear os dentes. O protocolo varia de caso a caso e deve ser recomendado por um dentista. Mas algumas estratégias que podem ser usadas para preparar os dentes sensíveis para receber o clareamento são: 

  • Usar uma escova de cerdas macias;
  • Usar cremes dentais específicos para dentes sensíveis;
  • Tratamento com flúor para mineralizar o esmalte e a dentina;
  • Tratamento dessensibilizante prévio feito com nitrato de potássio;
  • Lasers desensibilizantes.

Como amenizar a sensibilidade após clareamento

O período de sensibilidade após clareamento varia, mas tende a durar cerca de 15 dias. As estratégias para amenizar a sensibilidade após clareamento seguem as mesmas boas práticas citadas anteriormente, de uso de escovas de cerdas macias e de cremes dentais para sensibilidade. Na verdade, esses são hábitos importantes de serem levados para toda a vida. A aplicação de géis dessensibilizantes à base de fosfato e cálcio também podem ser recomendados.

Sensibilidade dentária ressalta importância de fazer clareamento nos dentes com profissional especializado

A preocupação com a sensibilidade dentária emite um alerta para a importância de buscar um bom dentista para clarear os dentes. Um sorriso mais branco é o desejo de muitas pessoas, e opções caseiras estão se tornando cada vez mais comuns. Entretanto, é fundamental que esse procedimento seja realizado no consultório por um especialista.

Veja Também
×