(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Dente de leite podre faz mal para dentes permanentes?

Dente de leite podre faz mal para dentes permanentes?

O cuidado com a saúde bucal deve começar desde cedo para que ela se torne um hábito durante a vida. Por isso é importante ensinar às crianças pequenas a importância da escovação e do fio dental, além de limpar os primeiros dentes nascidos quando o bebê ainda está sendo amamentado. Nessa época eles ainda estão suscetíveis à cárie de mamadeira, quando o dente desenvolve uma lesão cariosa por conta do leite materno. Deixada sem cuidado, ela pode evoluir para um dente de leite podre, nome popular do dente com cárie avançada. Há uma preocupação se a cárie avançada em um dente de leite pode afetar os dentes permanentes de alguma maneira. Continue lendo para sanar essa dúvida!

O que é o dente podre? É possível ter um dente de leite podre?

Primeiramente, é preciso definir o que é um dente de leite podre. De acordo com a dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, ele é um dente com uma cárie profunda, que pode causar até mesmo necrose e consequente perda da unidade dental. No caso da primeira dentição, o problema pode ser chamado de cárie de mamadeira. “A cárie de mamadeira/cárie infantil é uma expressão que foi muito utilizada para descrever dentes muito debilitados devido a cáries. Ou seja, é aquele dente que está tão prejudicado que, mesmo fazendo todos os procedimentos para salvá-lo, ele pode ser considerado perdido”, explica. 

Um dente de leite podre pode afetar os dentes permanentes?

É muito difícil que um dente de leite com cárie profunda afete o desenvolvimento do dente permanente ou contamine ele com o problema. Dependendo do posicionamento e da proximidade dos dois dentes, o dente de leite podre pode “transmitir a cárie” para um dente permanente que esteja em contato com ele, mas isso apenas após a erupção do mesmo. Apenas caso a cárie avance o suficiente para gerar uma infecção com abcesso e afetar o osso onde o dente permanente está se desenvolvendo, ele pode ser afetado, mas casos assim são extremos. 

O que é mais comum de acontecer é as cáries em dentes adultos seguirem o mesmo padrão dos dentes de leite. Um estudo publicado no International Journal of Paediatric Dentistry apontou que era possível prever lesões cariosas em dentes permanentes de um paciente de 10 anos ao se observar a presença de cárie no mesmo paciente aos cinco anos de idade. 

Como tratar e previnir a cárie em dentes de leite?

A melhor maneira de evitar que seu filho desenvolva cárie em dentes de leite é com uma rotina de higiene bucal. Em bebês, limpe os dentinhos com uma gase macia para remover quaisquer resquícios de leite que possam ficar acumulado sobre eles. A dra. Patrícia Almeida explica como deve ser a higiene de crianças maiores. “A higiene deve ser feita da mesma maneira que os adultos fazem, escovando os dentes e a língua. A única diferença é o tipo e a quantidade de produtos utilizados. A escova de dentes, por exemplo, deve ter a cabeça pequena e cerdas macias. A quantidade ideal de pasta é equivalente a um grão de arroz. O fio dental só é indicado em casos em que a escova não consegue limpar entre os dentes e só é recomendado utilizar o enxaguante bucal a partir dos 7 anos”, afirma.

Veja Também
×