Sabe quando o aparelho móvel (seja contenção ou alinhador estético) fica com mau cheiro? Isso geralmente acontece quando não há uma boa rotina de higiene – o que envolve escovar o aparelho todos os dias, usar os produtos certos e ter uma série de cuidados (como evitar líquidos quentes) para proteger a estrutura do material. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Marcelle Reis, que tem título de Invisalign Doctor e especialização em Ortodontia. Ela falou mais sobre como cuidar do alinhador dental transparente no dia a dia com dicas bem simples. Dá uma olhada!
1. Como higienizar o alinhador dental: use uma escova específica
O primeiro passo para cuidar do seu aparelho transparente é ter uma rotina de limpeza bem definida. De acordo com a dentista, não adianta apenas lavar o alinhador na água corrente com os dedos. Para eliminar bem os resquícios de saliva e possíveis bactérias, é indispensável escovar bem toda a estrutura do aparelho.
“A limpeza do alinhador dental é fundamental para mantê-lo discreto e estético. O alinhador deve ser higienizado com escova de dentes pelo menos 3 vezes ao dia. Existem escovas específicas para a limpeza de aparelhos removíveis e de dentaduras. Elas possuem as cerdas mais longas e rígidas, promovendo assim uma limpeza mais eficiente”, explica a profissional.
A Dra. Reis destaca, ainda, que é importante separar os produtos utilizados nos dentes daqueles destinados à higiene do aparelho. “Evite usar a mesma escova para o aparelho e seus dentes. A água morna já é suficiente para ajudar na higienização. Porém, podem ser utilizados produtos específicos para a limpeza de aparelhos móveis a fim de promover clareamento, ajudando também a destacar os resíduos que ficam aderidos às suas paredes”, complementa a especialista.
2. Enxágue sempre o alinhador estético após a sua remoção
Para evitar que o aparelho fique com aquela camada branca após o uso, a dentista recomenda seguir um truque bem simples: “Outra dica importante é sempre enxaguar o alinhador após sua remoção. Assim, evita-se que a saliva seque e forme uma película esbranquiçada, que é de maior dificuldade de remoção”, orienta.
3. Retire o aparelho dental transparente antes das refeições
Quando se trata de preservar o alinhador dental, além de cuidar da higiene, é importante também atentar à hora da alimentação. De acordo com a Dra. Reis, é fundamental que o paciente lembre-se sempre de tirar o aparelho antes de comer. “Os alinhadores são confeccionados em material termoplástico e podem sofrer alteração com altas temperaturas e absorver a pigmentação de determinados alimentos. Sendo assim, para manter a sua principal característica, que é a transparência, ele deve ser removido durante a alimentação. A única bebida permitida durante o seu uso é a água, não sendo orientado o consumo de outros tipos de alimento”, destaca a profissional.
4. Use uma caixinha de proteção para guardar o alinhador
Andar sempre com a caixinha do seu aparelho é outro ponto importante, sabia? A dentista destaca que, além de ter uma case específica para o alinhador, é importante que ela também esteja sempre limpa. “Todo alinhador transparente possui sua case, caixinha de proteção, então a leve sempre com você. Todas as vezes que remover o alinhador, seque-o e guarde-o. É importante mantê-la sempre limpa e seca, a fim de evitar mau cheiro ou mofo. A caixinha pode e deve ser sempre higienizada com sabão”, recomenda a especialista.
5. Coloque o aparelho dental com as mãos, sem mordê-lo com força no processo
Na hora de colocar (ou retirar) o aparelho transparente na boca, de acordo com a Dra. Reis, é importante tomar alguns cuidados específicos. Ao usar muita força, por exemplo, é possível que o material fique deformado no longo prazo. “O material dos alinhadores é bastante resistente. No entanto, alimentar-se com ele ou encaixá-lo mordendo pode causar fissuras e trincas, levando à fratura. É importante que, ao colocar o aparelho na boca, você o ajeite com as mãos. Além disso, a remoção também deve ser feita pela parte de trás (últimos dentes), a fim de não criar força excessiva na parte anterior”, orienta a dentista.
6. Higiene do aparelho dental invisível: evite líquidos muito quentes ou abrasivos
Será que é possível utilizar diferentes produtos na hora de limpar o alinhador dental? De acordo com a especialista, o mais indicado é usar água corrente no dia a dia e se ater às pastas para higiene de aparelhos. “Em nenhuma hipótese devem ser utilizados líquidos em alta temperatura, como água fervente, ou muito abrasivos, como por exemplo pastas de dente branqueadoras. Água sanitária e enxaguantes coloridos também não são indicados, pois podem danificar a estrutura do material ou causar pigmentação. O excesso de força durante a higienização também pode arranhá-lo”, finaliza.