Ficar com os dentes escuros ou amarelados com o tempo é um problema bastante comum, principalmente quando a pessoa tem maus hábitos alimentares e de higiene. Mas, não são apenas esses fatores que causam o escurecimento dos dentes. Existem outros elementos que podem intensificar ainda mais a saúde dental. O Sorrisologia conversou com a dentista Uila Ramos, que falou mais sobre as principais causas do escurecimento dentário e como fugir desse problema no longo prazo. É só continuar lendo!
1. Alimentos com muitos corantes podem deixar os dentes escuros
Para começar, a dentista Uila Ramos destaca que a alimentação pode afetar diretamente a saúde dos dentes. Por isso, é importante escolher bem a comida no dia a dia. “A alimentação contribui com a deposição dos pigmentos presentes nos corantes alimentícios (naturais ou artificiais) sobre as superfícies dentárias, como refrigerantes, café, chocolate, molhos, biscoitos, gelatinas e sorvetes”, afirma.
“Vale lembrar que essa pigmentação é do tipo extrínseca. Isto é, altera a cor pelo seu acúmulo sobre os dentes ou pigmentando a placa bacteriana presente, não é uma alteração da cor real dos dentes”, complementa a profissional.
2. Falta de higiene bucal contribui para o escurecimento dos dentes
Está esquecendo de passar fio-dental e escovar os dentes corretamente? A falta de higiene bucal é mais uma causa dos dentes manchados. “Pode contribuir com o acúmulo de manchas extrínsecas (superficiais) sobre os dentes e/ou pigmentando o biofilme dental, o que altera a percepção de cor dos dentes. No entanto, os dentes não alteram a sua cor”, ressalta a dentista.
3. Tabagismo pode deixar manchas escuras nos dentes
Você sabia que fumar cigarros também pode deixar os dentes escuros com o tempo? De acordo com a Dra. Uila Ramos, cortar esse vício é um passo importante para manter os dentes branquinhos. “O tabagismo é outro fator significante para o manchamento dentário. Isso por conta dos componentes do cigarro que se depositam sobre os dentes (pigmentos muito escuros) e que dificultam a sua remoção mecânica”, destaca.
4. Biomineralização dentária deixa os dentes mais escuros com o tempo
Quando a pessoa não frequenta o dentista regularmente, também é possível que os dentes fiquem amarelados ou escuros com o tempo. Fazer uma limpeza no consultório odontológico é importante para remover minerais e sujeiras mais profundas, o que garante uma melhor saúde bucal no longo prazo. De acordo com a dentista, o acúmulo de minerais nos dentes pode criar um aspecto pouco higiênico.
“Acontece um processo normal de biomineralização dentária. À medida que os dentes vão seguindo o seu curso normal de ‘envelhecimento’, eles se tornam gradativamente mais amarelados. Isso ocorre porque a dentina, tecido responsável pela cor dos dentes, já que o esmalte é translúcido, vai se tornando cada vez mais mineralizada. Com o passar do tempo, vai ficando mais amarelada pela contínua deposição da dentina secundária”, esclarece a especialista.
Como evitar manchas escuras nos dentes?
A principal dica para evitar manchas nos dentes é conciliar uma boa higiene (com o uso de fio-dental, escova macia e enxaguante) com uma rotina de alimentação adequada. “Podemos evitar as manchas extrínsecas oriundas da alimentação e de hábitos como o tabagismo. No entanto, o processo normal de biomineralização vai se seguir ao longo da vida e, por isso, os dentes tendem a amarelar”, afirma a profissional. Para amenizar o amarelamento natural que vem com o tempo, o mais indicado é fazer visitas regulares ao dentista. Assim, não tem erro!
Recorra ao clareamento dental para tratar dentes escuros
Quer recuperar a saúde dos dentes para deixá-los branquinhos? Além de tomar todos os cuidados com a higiene bucal e a alimentação, é possível recorrer ao clareamento dental – tratamento simples e eficiente, que deve ser realizado com o devido acompanhamento de um especialista.
Clareamento de consultório é feito em diferentes sessões
Para evitar machucados no processo e garantir um bom resultado, uma boa dica é recorrer ao clareamento de consultório. Aqui, de acordo com a dentista, é possível deixar os dentes mais brancos a cada sessão. “Por essa técnica, o cirurgião-dentista afasta a bochecha e os lábios, protege a gengiva para isolar os dentes – visto que o gel clareador é agressivo aos tecidos moles – e, assim, evitar queimaduras. No clareamento de consultório, é aplicada uma concentração alta do agente clareador que altera a cor dos dentes através da reação química que acontece na matriz orgânica da dentina, respeitando o tempo de aplicação e o intervalo correto entre as sessões de clareamento”, explica.
Clareamento caseiro é bem prático e deixa os dentes branquinhos
Caso você queira mais praticidade, o clareamento dental caseiro é a melhor alternativa. A dentista destaca que, nesse tipo de tratamento, é fundamental que o paciente siga à risca todas as instruções do dentista. “Nessa modalidade, embora o clareamento seja realizado pelo paciente em casa, deve haver a supervisão do cirurgião-dentista. Ele avalia a evolução do tratamento e intervém em eventuais complicações. O paciente faz uso de moldeiras nas quais aplica um gel clareador de concentração mais baixa. O tempo de uso diário e a quantidade de dias para efetivar o clareamento dependem do agente clareador selecionado, sua concentração e as orientações de cada fabricante”, finaliza a especialista.