Aprender como passar fio dental corretamente, o que inclui cortar o fio no tamanho ideal e realizar os movimentos certinhos, é muito importante para a rotina de higienização bucal. Caso o paciente não aprenda bem essa etapa, o contato com o fio pode machucar a gengiva ou então não ser suficiente para a higienização. Por isso, seguir as orientações de um profissional especializado é tão importante. O Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Edson Rodrigues, que explicou o passo a passo certinho de como usar fio dental no dia a dia e ainda deu dicas para escolher o melhor tipo de fio para cada caso. É só continuar lendo!
Saiba como passar fio dental corretamente
Você sabia que o tamanho do fio dental e a forma de segurá-lo são pontos importantes para realizar a limpeza corretamente? É necessário utilizar uma quantidade generosa de fio e ainda maneirar na força para não gerar machucados. A seguir, apresentamos o passo a passo dado pelo cirurgião-dentista Edson Rodrigues sobre como usar o fio dental de maneira mais efetiva:
- “O recomendado, geralmente, é usar aproximadamente 40 cm de fio. Para começar, você vai cortar o fio. Enrole-o nas mãos e deixe um espaço livre de aproximadamente 10 cm no meio (entre as duas mãos)”, recomenda.
- “Segure o fio com o polegar e o indicador, realizando movimentos para cima e para baixo, abraçando o dente e passando ligeiramente do ponto de contato da gengiva com o dente. Ou seja, você realiza um movimento ligeiramente subgengival, sem forçar, com bastante cuidado para não acabar machucando”, explica o Dr. Rodrigues.
- “Uma coisa que costuma acontecer é: quando o paciente tem um dente muito apertado, ele força muito para o fio dental entrar e, assim, acaba caindo numa região central da papila gengival, o que acaba machucando. Então, para que isso não aconteça, quando você for introduzir o fio dental, é importante tentar sempre ir abraçando uma das faces dos dentes que você pretende higienizar. Essa é a maneira correta. Lembrando que, a cada dente que você higieniza, é necessário usar um novo pedaço de fio. Então, ao mudar a região, você deve ir correndo por esse fio de 40 cm, até utilizar ele todo praticamente”, complementa.
Fita dental ou fio dental Super Floss? Analisar a espessura do fio é um ponto importante
Escolher o melhor tipo de fio dental para o seu caso é outra dica muito importante. O especialista destaca que, dependendo do tipo de dentição da pessoa, vale a pena investir em certos modelos de fio ou fita dental, levando em conta principalmente a espessura, que faz total diferença.
“Existem pacientes que têm apinhamento dental (dentes mais apertados). Nesses casos, um fio dental mais fino se faz melhor ou, muitas vezes, até mesmo uma fita dental. Já pacientes com espaços um pouco maiores, ou ainda pacientes que utilizam aparelho ou prótese sobre implante, podem lançar mão de um fio dental Super Floss, que já vem com um passa fio (uma agulhinha plástica) que ajuda a introduzir o fio. Ele tem uma parte mais grossa. Então, normalmente, quando é necessário higienizar uma prótese sobre um implante ou um espaço maior, esse fio favorece bastante”, destaca.
Devo passar o fio dental antes ou depois da escovação?
Você já se perguntou se o correto é passar o fio dental antes ou depois da escovação? Embora pareça não influenciar no resultado, de acordo com o Dr. Rodrigues, existe sim um momento mais adequado para realizar essa higiene. “É indicado que você passe o fio dental antes da escovação. Assim, é possível favorecer a remoção de restos de alimentos ou de sujeiras em espaços que a escova não alcança. Consequentemente, você facilita o trabalho da escovação posteriormente”, finaliza o profissional.