(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Descubra a importância de limpar a língua para a higiene bucal

Descubra a importância de limpar a língua para a higiene bucal

Não há nada melhor do que estar com o hálito fresco para beijar, falar pertinho ou rir muito com seus amigos, né? Para ter essa refrescância é preciso ir além da escovação dos dentes. Muita gente esquece de uma parte importante na hora da limpeza: a língua. Durante as refeições muitos resíduos de alimentos ficam na parte de cima da nossa amiga e, se acumular, pode causar uma camada branca, chamada de saburra lingual, um das causadoras do mau hálito. Que tal mandar esse cheirinho ruim para bem longe? Veja as orientações do dentista Cláudio Rêgo Fortes.

A falta de higiene é a principal causa do mau hálito

A falta de higiene abre portas para muitos problemas, dentre eles a temida cárie, doenças gengivais, periodontais e, até mesmo, o mau hálito. Mas o profissional conta que este fenômeno pode surgir por muitos outros motivos. “A halitose tem várias causas, cavidades dentárias onde acumulam resíduos alimentares, má alimentação, problemas gástricos, falta de higiene e uso de alguns medicamentos que prejudicam a produção de saliva”.

Como limpar a língua?

“Existe no mercado um instrumento próprio para limpeza da língua”, conta Cláudio. Essa ferramenta é conhecida como limpador ou raspador de língua e pode ser usada para tirar a tal saburra que fica na superfície do órgão. Apesar de ser bem útil, muita gente não se adapta ao produto. Para essas, a melhor opção é usar a própria escova de dentes na posição horizontal fazendo movimentos de trás para frente com as cerdas ou com o próprio limpador existente na parte traseira de algumas escovas.

Beba água e tenha um hálito fresco

“Quando se bebe pouca água, as glândulas salivares produzem pouca saliva, que se dá o nome de hipossalivação, o que prejudica uma das funções da saliva que é a limpeza bucal”, explica. Todo esse processo resulta naquele mau odor que ninguém quer ter na boca. Para evitar isso a dica é simples: beba água. Aproximadamente dois litros por dia, de acordo com o peso, pode fazer a diferença para o seu corpo e todo universo bucal.

Fique tranquilo e viva com a boca refrescante

O estresse também reflete em nosso hálito. “Ele faz com que aumente a liberação de alguns hormônios (cortisol e de adrenalina ) que interferem no funcionamento normal do corpo como um todo. Na boca eles inibem o funcionamento normal das glândulas salivares diminuindo a produção de saliva”. Se você não quer passar por esta situação, procure ajuda profissional e descubra o seu problema para não sofrer com as alterações do sistema emocional e muito menos com o mau hálito.

Um bom enxaguante pode garantir um bom hálito

O enxaguante bucal correto consegue fechar sua higiene bucal com chave de ouro. Só ele tem multibenefícios para eliminar germes causadores da placa bacteriana, mau hálito e gengivite. Esse produto também é capaz de proteger contra o ataque de elementos ácidos que consumimos durante o dia a dia, fortalecendo, assim, o esmalte dos nossos dentes. Conquiste o seu hálito mais refrescante.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Cláudio de Sá Rêgo Fortes – Cirurgião-dentista
Rio de Janeiro-RJ
CRO-RJ 13115

Veja Também
×