O verão nos convida a desfrutar de muita água, sucos gelados e sorvetes!
Contudo, para aqueles que enfrentam a sensibilidade dentária, esses simples prazeres podem se tornar momentos desconfortáveis.
A sensibilidade dentária pode afetar qualquer um, mas é durante o verão, com o aumento do consumo de produtos frios, que muitos sentem um desconforto acentuado.
Pensando nisso, o portal Sorrisologia e o especialista em Dentística, Claudio Heliomar, trazem dicas valiosas para aliviar esse incômodo e aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano.
Sensibilidade no dente: como começa?
A sensibilidade nos dentes acontece quando a dentina, uma camada situada abaixo do esmalte e responsável por proteger o núcleo do dente ou da raiz, está exposta.
Isso causa desconforto ao ingerir alimentos e bebidas geladas, ácidas ou doces. A dor é súbita e desaparece logo após o fim do estímulo, muitas vezes tão rapidamente que não se faz necessário o uso de analgésicos.
Em algumas situações cotidianas, como falar ou respirar pela boca, e até mesmo a brisa do ar-condicionado, podem provocar essa sensação.
Como o verão afeta a sensibilidade nos dentes?
Essa procura por alívio térmico acaba fazendo com que muitas pessoas notem uma maior sensibilidade nos dentes durante esta estação.
Afinal, quem resiste a um sorvete bem gelado sob o sol escaldante?
Esses estímulos frios provocam a movimentação do fluído dentro dos túbulos da dentina exposta, resultando no que chamamos de hipersensibilidade dentinária.
A hipersensibilidade dentinária
Quando consumimos alimentos e bebidas frias, provocamos uma movimentação do fluido dentro dos túbulos da dentina exposta.
Este movimento é o principal causador da sensação aguda de dor nos dentes, característica dessa condição.
Assim, o verão acaba sendo o período em que muitas pessoas percebem ou têm agravamento dessa sensibilidade, tornando essenciais os cuidados e a atenção à saúde bucal.
Como lidar com a sensibilidade dentária no verão?
Com o verão batendo à nossa porta, veja como lidar com a questão da sensibilidade nos dentes.
- Menos alimentos e bebidas cítricas é crucial para diminuir o consumo de produtos ácidos;
- Alimentos, sucos, sejam eles naturais ou industrializados e frutas com pH abaixo de 5.5 podem acelerar a erosão do esmalte dentário;
- Opte por uma escova dental de cerdas macias, evitando o desgaste excessivo do esmalte;
- Cremes dentais com flúor e repositores minerais podem ajudar a manter o equilíbrio da saúde bucal;
- Em caso de sensibilidade mais intensa, não hesite: procure um dentista.
A sensibilidade dentária não precisa ser um empecilho para aproveitar cada minuto da estação mais quente do ano.
Com cuidados simples e orientação profissional, é totalmente possível curtir a temporada mais quente do ano com um sorriso saudável e sem desconfortos.
Cuide-se, informe-se e desfrute do verão à sua maneira!
Atualizado em 1/12/2023