Você já ouviu falar em cáseos amigdalianos? Popularmente conhecido como “bolinha na garganta”, o quadro é caracterizado pelo acúmulo de restos alimentares na boca. Geralmente, eles surgem em adultos e apresentam sintomas como mau hálito, garganta inflamada e dificuldade para engolir. Embora não seja uma das condições mais perigosas, ela também requer um tratamento imediato. Pensando nisso, reunimos tudo o que você precisa saber sobre os cáseos amigdalianos – incluindo as principais causas, tratamentos e prevenção.
O que são cáseos amigdalianos?
De maneira geral, os cáseos amigdalianos nada mais são do que bolinhas brancas que surgem na garganta – especialmente na região das amígdalas. Devido à sua consistência pastosa e esbranquiçada, eles costumam ser facilmente confundidos com uma placa de pus, que origina a amigdalite. Mas, na verdade, os cáseos amigdalianos são consequência do acúmulo de restos alimentares e bactérias na região, que são convertidos em calcificações ao serem combatidos pelo sistema imunológico. Embora não sejam contagiosos, os cáseos amigdalianos podem causar bastante incômodo e até mesmo serem expelidos durante a fala, tosse e espirros.
Os principais sintomas dos cáseos amigdalianos
– Dificuldade para engolir e falar;
– Dor de garganta;
– Inchaço das amígdalas;
– Mau hálito;
– Mudança no sabor dos alimentos;
– Incômodo na região da garganta.
Cáseos amigdalianos: causas envolvem má higiene bucal e doenças alérgicas
A formação dos cáseos amigdalianos está relacionada ao acúmulo de restos alimentares na região da garganta que, por sua vez, levam a proliferação de microrganismos e a inflamação da amígdala. Justamente por isso, a má higiene bucal é o principal fator responsável pelo surgimento da doença, mas não é o único.
Alguns quadros alérgicos, como rinite e sinusite, também podem resultar nos cáseos amigdalianos. Isso porque essas condições favorecem o acúmulo de muco, que também pode causar essas calcificações. Além disso, o uso de medicamentos que deixam a boca seca são outros possíveis responsáveis pelos cáseos amigdalianos.
Cáseos amigdalianos: como tirar?
Depois de diagnosticar a presença de cáseos amigdalianos, a pergunta é sempre a mesma: como tirá-los? Ao contrário do que muitos pensam, não existe um tratamento específico para o quadro. Na maioria dos casos, as bolinhas tendem a se desprender das amígdalas naturalmente, podendo ser engolidas pela pessoa sem que sejam notadas.
No entanto, em situações em que os cáseos amigdalianos causem dor ou mau hálito, pode ser necessário algumas medidas. O uso de solução salinas ou enxaguante bucal para gargarejo, por exemplo, é a principal delas. Geralmente, o uso contínuo por três dias costuma ser o suficiente para diminuir os cáseos amigdalianos e controlar os outros sintomas.
Ainda assim, vale lembrar que quando os cuidados caseiros não são suficientes, o procedimento cirúrgico pode ser recomendado pelo dentista. Nesse caso, a cirurgia utilizada é a amigdalectomia, que consiste em retirar ambas as amígdalas.