(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Blocos onlay e inlay: qual a diferença entre essas próteses?

Blocos onlay e inlay: qual a diferença entre essas próteses?

O bloco dentário é um dos procedimentos mais comuns dentro de um consultório odontológico Recomendado para recuperar um elemento dental danificado por fratura ou lesões por cárie, ele é capaz de devolver a estética e a saúde de qualquer sorriso. Mas você sabia que existe uma variação entre os tipos de bloco no dente? O bloco onlay e inlay, por exemplo, são opções mais avançadas oferecidas pelos profissionais da área. Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a ortodontista Rita Ventura que revelou as principais vantagens dessas próteses dentárias. Veja só o que ela nos contou!

Bloco onlay e inlay: entenda as diferenças entre as próteses dentárias

Antes de mais nada, é importante ter em mente que as expressões “onlay” e “inlay” são utilizadas para se referir à restauração dentária indireta – que é aquela em que o bloco ou coroa é fabricado em um laboratório e, posteriormente, é cimentado no dente pelo dentista. De acordo com a especialista, esses modelos de prótese dentária são usados para reconstrução parcial do dente. “Dentes com grandes destruições causadas por quebra ou cáries e elementos que precisam de reconstrução funcional ou estética são os casos mais recomendados”, afirma Rita. Ambas as técnicas possuem grande resistência a pressão. Um estudo in vitro publicado no British Dental Journal aponta que 66,7% dos blocos inlay conseguiram resistir a uma pressão de 900 N aplicada por uma prensa hidráulica. A mesma porcentagem de blocos onlay resistiram a uma pressão de 1000N.

Quanto às principais diferenças entre as próteses dentárias, a dentista adianta: A única diferença é que o bloco onlay recupera uma maior extensão da estrutura que foi perdida do dente, enquanto o bloco inlay restaura partes do dente de menor extensão.

As vantagens do bloco dentário onlay e inlay

  • O uso de materiais com coloração e formato similar à anatomia real de cada paciente;
  • Redução de riscos de infiltração por cárie no bloco dentário;
  • Maior durabilidade quando comparado à outros tipos de bloco no dente;
  • Alto nível de resistência aos desgastes dentários.
  • Mais econômico do que os demais tipos de bloco dentário;
  • Não exigem uma troca regular.

Os cuidados necessários com essas próteses dentárias

Ainda que os blocos tanto “inlays” quanto “onlays” sejam fortes e duradouros, é importante que o paciente tenha em mente que os cuidados são tão necessários quanto com um dente natural. A higiene bucal, por exemplo, é um hábito que não deve ser deixado de lado. Nesse caso, o ideal é investir em produtos e acessórios que ajudem a garantir uma limpeza mais eficaz. “Utilizar escovas com cerdas macias, pastas de dentes e enxaguante bucais que com possuam flúor e fio dental todos os dias é um hábito indispensável”, ressalta a ortodontista.

As visitas ao dentista também devem fazer parte da sua rotina, já que através delas é possível avaliar o bloco dentário e prevenir o surgimento de qualquer complicação no procedimento. Além disso, a realização da profilaxia dental feita durante as consultas é outra garantia de que o bloco no dente estará intacto e livre de danos que possam prejudicar a durabilidade do tratamento. 

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura – Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.

CRO: 42601

Atualizada em 01/06/2023

Veja Também
×