Não dá para negar: os primeiros dias usando aparelho ortodôntico são os mais difíceis do tratamento. Afinal, esse período tende a funcionar como uma fase de adaptação para todas as estruturas. Justamente por se tratar de uma novidade, é comum que os ferrinhos e os bráquetes do aparelho dental fixo causem desconforto, dores e até mesmo pequenas lesões – já que a região tende a ser bastante sensível. Para iniciar esse ciclo com o pé direito, o Sorrisologia listou dicas e cuidados valiosos que podem garantir mais conforto e segurança no início do tratamento ortodôntico.
1# Os primeiros dias com aparelho dental fixo requer o uso de um escova de dentes ortodôntica e fio dental
Não precisa ser um expert no assunto para saber que o uso do aparelho dental fixo é sinônimo de cuidados extras com higiene bucal. Ao optar pelo tratamento, o primeiro passo é fazer algumas mudanças nos acessórios utilizados durante a escovação. A escova de dentes tradicional, por exemplo, deve ser substituída pela versão ortodôntica. Com cerdas específicas, ela permite uma limpeza mais eficaz, removendo a placa bacteriana entre os dentes e ao redor dos aparelhos ortodônticos. Além dela, também é importante incluir na rotina de limpeza o uso de fio dental e produtos com flúor, como o enxaguante bucal, para evitar cárie, gengivite e outros problemas bucais.
2# A higiene bucal com o aparelho dental fixo deve ser feita cuidadosamente
Até mesmo os pacientes mais especialistas em higiene bucal podem passar por alguns problemas durante a adaptação ao aparelho ortodôntico. Isso porque a presença de novas estruturas na cavidade bucal pode dificultar a escovação, exigindo um tempo extra para realizar o processo. Para facilitar a limpeza dos dentes, vale posicionar a escova em um ângulo de 45 graus e realizar a escovação através de movimentos de vai e vem por cima dos bráquetes. O mesmo serve para o uso do fio dental. Lembre-se: todo cuidado é pouco para evitar lesões e incômodos nos primeiros dias com o aparelho dental fixo.
3# Utilize cera ortodôntica para facilitar a adaptação ao aparelho dental fixo
O surgimento de pequenas lesões e aftas no interior da boca ou dos lábios é comum nos primeiros dias usando o aparelho ortodôntico. Nesse caso, vale apostar na cera ortodôntica para lidar ou até mesmo evitar esses incômodos. Com uma função parecida com a do protetor bucal, o produto pode ser colocado sobre o bráquete que está machucando até cobri-lo, garantindo uma barreira entre o aparelho fixo dental e a área sensibilizada.
4# Aparelho ortodôntico: cores e estruturas do acessório exigem uma alimentação específica
Independente do tipo de aparelho ortodôntico que você escolher, uma coisa é certa: a sua alimentação sofrerá algumas mudanças nos primeiros dias. Isso porque o uso dos bráquetes e outras estruturas do acessório tendem a causar dor ao morder e mastigar, o que pode ser um problema durante o consumo de alimentos mais sólidos. Por esse motivo, o ideal é priorizar refeições pastosas e líquidas, como iogurte, purê, vitaminas, sopas e sorvete, durante a fase de adaptação.
Além disso, é importante ficar atento à pigmentação dos alimentos, especialmente no caso do uso de aparelho ortodôntico transparente ou com bráquetes mais claros, já que a coloração tende a manchar o acessório.
5# Invista em compressas de água morna para o desconforto nos primeiros dias com o aparelho ortodôntico
Para aliviar as dores causadas pela pressão do aparelho ortodôntico, o truque é investir em compressas de água morna. Isso porque a temperatura da água ajuda a estimular a circulação sanguínea, o que ajuda a amenizar o incômodo local. Para isso, é preciso umedecer um pano e deixá-lo sobre a região do rosto por 15 minutos. Nesse caso, é importante fazer intervalos e repetir o procedimento enquanto se sentir confortável, evitando que a temperatura da compressa queime ou irrite a pele.