O bruxismo é um transtorno que pode atingir pacientes de qualquer idade. Gerado por questões emocionais, como estresse e ansiedade, o distúrbio causa alterações no sistema nervoso central que resultam no apertamento ou ranger dos dentes. Ao contrário do que muitos pensam, os sintomas de bruxismo nunca devem ser ignorados e, por isso, existem diversos tratamentos que podem ajudar quem passa por essa condição. Mas será que a ortodontia está nessa lista? Para entender melhor a indicação e os efeitos do tratamento ortodôntico para o bruxismo, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Rhianna Barreto. Confira!
Bruxismo: o que é e quais são os sintomas?
De maneira geral, o bruxismo nada mais é do que um hábito parafuncional caracterizado pelo apertar ou ranger dos dentes, especialmente durante à noite. Podendo afetar adultos e crianças, o distúrbio se apresenta em uma etiologia multifatorial, ou seja, ele é resultado de uma combinação de fatores – sendo os quadros emocionais considerados os principais agentes causadores.
Embora seja um ato involuntário, o bruxismo possui alguns sintomas que servem de alerta para a condição e que não devem ser ignorados. “O quadro provoca dor de cabeça, desgastes dos dentes, sensibilidade nos dentes, fratura dentária e dor na ATM (conjunto de músculos e articulações que são responsáveis pelos movimentos do maxilar)”, afirma a especialista.
Sangramento gengival e desgaste dentário são algumas das consequências do bruxismo
Assim como outras doenças, o bruxismo também é sinônimo de prejuízos à sua saúde bucal. Isso porque o hábito de ranger e apertar os dentes pode causar danos na estrutura dos elementos dentários que a longo prazo resultam em problemas maiores. “O bruxismo pode prejudicar o seu sorriso causando desgastes dentários, sensibilidade nos dentes, fraturas e até mesmo sangramento gengival”, alerta a especialista.
Além disso, o distúrbio também pode provocar problemas crônicos na ATM, que são classificados como DTM (Disfunção da Articulação Temporomandibular). Nesse caso, as principais consequências são dores na região da face, limitação na abertura da boca e incômodo ao mastigar ou falar.
Ortodontia pode ajudar no tratamento de bruxismo: mito ou verdade?
Se engana quem pensa que a ortodontia é capaz de eliminar os sintomas de bruxismo. Na verdade, o uso do aparelho ortodôntico contribui apenas para o alinhamento dos dentes, e não para a correção do distúrbio. “A ortodontia não trata o bruxismo, já que é uma doença que não tem cura e, sim, controle. Nesse caso, o aparelho ortodôntico alinha os dentes e não reabilita os efeitos do bruxismo”, explica a profissional.
Por outro lado, existe uma série de tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas de bruxismo. “Há meios de controle da doença como uso de toxina botulínica, placa oclusal, biofeedback e reabilitação oral que podem contribuir para o quadro”, finaliza.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto – Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ:37448