É inevitável se preocupar com a presença de dentes amarelados na boca. Capaz de comprometer a estética de qualquer sorriso, a pigmentação pode estar ligada a uma série de fatores que vão desde doenças bucais, como a erosão dentária, à quadros genéticos que fogem do controle do paciente. Mas será que a má higiene bucal também pode ser um agente responsável pelo dente amarelo? Para esclarecer essa dúvida, reunimos algumas informações sobre o assunto – incluindo dicas de como evitar os dentes amarelados.
Falta de higiene bucal pode deixar dentes amarelos: mito ou verdade?
Não precisa saber muito sobre o assunto para entender que os cuidados com a higiene bucal podem fazer toda a diferença na estética e saúde do sorriso. Quando se trata de dentes amarelados, não poderia ser diferente. Isso porque a falta de escovação e uso de fio dental de maneira regular pode favorecer o acúmulo de placa bacteriana que, por sua vez, prejudica o esmalte dentário, revelando a sua parte mais interna e amarelada.
Para surpresa de alguns, basta apenas um deslize para comprometer o efeito whitening do seu sorriso. Por isso, é importante deixar a preguiça de lado e realizar a limpeza dos dentes de maneira completa, respeitando o período de dois minutos recomendado para higiene bucal e utilizando fio dental e enxaguante bucal para evitar o surgimento de dentes amarelados.
Dentes amarelados: como clarear?
Se os dentes amarelados já fazem parte do seu sorriso, não precisa se preocupar! A boa notícia é que existem diversos tratamentos que são capazes de recuperar o sorriso branco, eliminando até as manchas mais escuras dos dentes. O clareamento dental, por exemplo, é o principal entre eles. Podendo ser feito no consultório odontológico ou em casa com acompanhamento profissional, a técnica consiste na aplicação de substâncias clareadoras, como o peróxido de hidrogênio, em concentrações específicas para eliminar os dentes amarelados.
Além deste, a profilaxia dentária também é outra solução para tornar os dentes mais claros. Permitido em todos os pacientes, o procedimento remove manchas causadas por pigmentos diários, tabagismo, falta de higiene bucal e outros fatores na superfície do dente, garantindo um sorriso white. No entanto, é importante ressaltar que, diferente do clareamento dental, a profilaxia não age como um agente branqueador dos dentes.
A rotina de higiene bucal ideal para prevenir dentes amarelados
Nem sempre a presença de dentes amarelados é sinônimo da falta de escovação dos dentes. Na verdade, alguns erros cometidos durante a limpeza também podem contribuir para o quadro. Por isso, mesmo que você já possua um ritual para escovar os dentes, é importante estar por dentro das principais recomendações dos profissionais para esse momento. Veja abaixo:
1# Opte por uma escova de dentes com cerdas macias: além de não machucar a gengiva, esse modelo evita o desgaste do esmalte dentário – que é um dos fatores que contribui para dentes amarelados.
2# Não exagere na quantidade de creme dental: o ideal é utilizar uma quantidade do tamanho do grão de uma ervilha, já que o excesso de flúor – substância presente no produto para controlar o tártaro – pode prejudicar a estrutura dos dentes.
3# Divida a escovação em quatro partes: realize a limpeza dos dentes por partes – superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo – e escove cada uma por 30 segundos. Lembre-se de finalizar com a escovação da língua.
4# Fio dental é fundamental para higiene bucal: o acessório é o grande responsável por prevenir o acúmulo de placa bacteriana e, consequentemente, os dentes amarelados. Por isso, é importante utilizá-lo, pelo menos, uma vez ao dia.