Você já ouviu falar em microscopia endodôntica? Responsável por prevenir e diagnosticar problemas na polpa dentária, a técnica é uma das tecnologias que permitem um tratamento de canal mais seguro e eficaz para os pacientes. Para entender melhor o assunto, o time de Sorrisologia conversou com a dentista Julia Sandrini que revelou os principais benefícios da microscopia endodôntica. Confira!
Microscopia endodôntica: o que é?
De acordo com a dentista, a microscopia endodôntica nada mais é do que uma técnica para realizar tratamento de canal com auxílio de um microscópico. Quando utilizada por um profissional especializado e capacitado, a microscopia endodôntica é capaz de detectar de forma aprimorada o sistema de canais radiculares e suas variações anatômicas, garantindo maior precisão e segurança durante o tratamento de canal a ser realizado pelo dentista.
Nesse sentido, a especialista revela que o bom resultado do tratamento endodôntico está relacionado ao uso dessa ferramenta. “O sucesso do tratamento de canal está diretamente relacionado à limpeza adequada dos canais radiculares. Por se tratar de uma região extremamente pequena e de difícil de visualização, o microscópico assegura maior precisão, qualidade e segurança ao procedimento”, explica.
Em quais casos a microscopia endodôntica é necessária?
Justamente por se tratar de uma técnica da odontologia que trata da prevenção, diagnóstico e cura das doenças da polpa dentária, a microscopia endodôntica costuma ser bastante recomendada para casos de endodontia. “A técnica é utilizada para tratamento de canal, preparo para próteses, como lentes de contato, e outras cirurgias desse ramo”, afirma a especialista.
Os benefícios da microscopia endodôntica
Assim como outras tecnologias odontológicas, a microscopia endodôntica garante uma série de benefícios para os pacientes e para os profissionais da área, facilitando a sua rotina no consultório. “A técnica traz maior conforto ao profissional durante a realização do procedimento, possibilita efetuar vídeos e fotos do tratamento, garante maior segurança e melhora a iluminação do campo operatório”, revela. Além disso, através da microscopia endodôntica é possível a detecção de canais que normalmente não seriam reconhecidos e tratados na ausência de uma análise aprimorada ou com radiografias panorâmicas convencionais.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Júlia Sandrini – Cirurgiã Dentista e Especialista em Harmonização Facial (M.A.R.C. Institute)
Santa Catarina – SC
CRO-SC: 17313