Você está com os dentes amarelados e quer saber como clarear os dentes? Alguns hábitos como má alimentação, a falta de higiene bucal, o tabagismo ou até mesmo a idade são alguns dos fatores responsáveis pela mudança de coloração do seu sorriso. Se você deseja dar um novo visual para os seus dentes, o clareamento é um bom tratamento para resolver esse problema.
Há diversas formas de realizar esse procedimento, mas será que existe um método mais rápido e eficiente para clarear o seu cartão de visitas bucal? Entrevistamos o especialista em dentística Vinícius Barçal que esclareceu essa dúvida. Dá só uma olhada no que ele falou:
Qual é o método mais rápido e eficaz de clarear os dentes?
O clareamento dental pode ser dividido por alguns procedimentos e suas combinações. O dentista explica melhor como esse tratamento funciona cada um deles: “A aplicação em técnica de consultório, onde o gel clareador é aplicado e supervisionado pelo especialista, e em técnica caseira, com aplicação do produto pelo próprio paciente em uma moldeira individual e personalizada pelo cirurgião-dentista”. A substância clareadora responsável pelo sorriso branco é o peróxido de hidrogênio que pode ser utilizado em ambas as técnicas. A única coisa que muda é a concentração e o tempo de aplicação.
Vinícius explica que os melhores resultados (mais rápido e eficaz) são encontrados quando combinamos os dois tratamentos: “Primeiramente o paciente é submetido a uma sessão de clareamento utilizando a técnica de consultório, que prepara o dente para receber a técnica caseira, além de possibilitar um resultado positivo imediato, motivando-o a dar continuidade com a técnica caseira, que vai viabilizar o ‘branqueamento’ dos dentes”, esclareceu.
Como clareamento dental funciona?
Em um artigo publicado na Revista Pró-UniverSUS, da Universidade de Viçosa, explica o processo de deixar os dentes mais brancos. O clareamento nos dentes caseiro e o feito em consultório funcionam da mesma maneira: são aplicadas substâncias capazes de oxidarem os compostos responsáveis pelo escurecimento dos dentes. A maior diferença entre os dois é que, no clareamento dos dentes feito em casa, é usado um produto mais concentrado do que no processo feito em consultório. Isso se dá pois o dentista pode utilizar lasers para aumentar a capacidade clareadora do produto.
O clareamento pode causar algum problema para os dentes, como a sensibilidade dentária?
Por se tratar de um procedimento conservador, o clareamento dental não apresenta riscos quando é bem indicado e feito sob supervisão de um dentista, além de não inviabilizar outras opções de tratamento. “O efeito secundário mais comum durante o procedimento clareador é a sensibilidade dentária, que deve ser relatada pelo paciente ao odontologista, que avaliará a necessidade de intervir com aplicação de flúor, dessensibilizantes e em casos mais graves e raros a suspensão do tratamento”, detalhou o especialista. Se você tem dúvidas sobre como clarear os dentes em casa pode afetar a sua saúde bucal, converse com o seu dentista antes de iniciar o processo.
Manutenção do clareamento dental e mais cuidados que o paciente precisa ter com o sorriso branco
Para maior longevidade do efeito clareador Vinícius conta o que é necessário manter: “Uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista para a limpeza profissional, a chamada profilaxia dentária”. É possível também que sejam realizadas manutenções anuais do clareamento. “Essa manutenção pode se dar pela aplicação de uma única sessão de clareamento feito no consultório dentário”.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal – Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 3979-7
Atualizada em 18/01/2023.