(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

5 dúvidas mais comuns sobre tratamento de canal

5 dúvidas mais comuns sobre tratamento de canal

Você foi ao dentista e descobriu que precisa fazer um tratamento de canal. Na hora em que recebeu a notícia, rolou aquela preocupação quanto ao procedimento, que costuma ser temido por muitos pacientes. Mas não há com o que se amedrontar, o método em si é bem tranquilo: o dentista remove a polpa do dente que foi danificada, aliviando qualquer incômodo ou dor de dente. Mas que tal se preparar para esse momento tirando algumas dúvidas sobre o tratamento de canal? O Sorrisologia esclareceu as mais famosas para você!

1. Tratamento de canal dói?

Não. Na verdade o que dói é não fazer o tratamento de canal. A dor de dente é causada pela infecção da polpa e, quanto mais tempo o paciente demorar a fazer do procedimento, maior poderá ser esse incômodo. Durante o procedimento cirúrgico, não há com o que se preocupar! A partir do momento que você toma anestesia, o tratamento é totalmente indolor.

2. Fazer tratamento de canal deixa o dente amarelado ou manchado?

Corre o risco de ficar, mas tudo vai depender da técnica e do dentista que realizará esse procedimento. O estado da lesão no momento do tratamento também pode influenciar na aparência, fazendo com que o dente fique com um aspecto manchado. A boa notícia é que hoje já existem diferentes opções de materiais e procedimentos para evitar esse resultado e deixar seu sorriso harmonioso. 

3. O que comer após o tratamento de canal?

Após fazer o tratamento de canal é importante priorizar os alimentos mais macios, pastosos e líquidos nos primeiros dias. Então prefira comer uma sopinha, purês, além de sucos e bastante água. O consumo das refeições mais consistentes devem ser deixadas para alguns dias depois do procedimento para não causar nenhum tipo de acidente e o paciente se acostumar com o dente reabilitado. 

4. Preciso ficar em casa após o tratamento de canal?

Não é necessário. Depois do tratamento de canal, você  pode exercer as atividades normais do seu dia a dia: trabalho, estudos… com exceção à mastigação de alimentos duros. Nesse caso, é importante esperar mais tempinho para que a restauração fique mais assentada no dente.

5. Posso voltar a ter o mesmo problema no dente após fazer o tratamento de canal?

É uma possibilidade! Caso o dente volte a passar por algum trauma ou fratura, por exemplo, pode ser que o elemento precise, de um  novo tratamento de canal. Mas você pode evitar que essa situação aconteça praticando os bons hábitos de higiene bucal, como a escovação e o uso do fio dental, e indo ao dentista com regularidade.

Veja Também
×