Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios de beber água, certo? Embora seja bastante esquecido, esse simples hábito é primordial para a nossa saúde. O que poucos sabem é que, além de contribuir para o funcionamento do organismo, a água também pode ser uma grande aliada quando o assunto é cuidar da sua saúde bucal. Sim, é verdade! Alguns estudos comprovam, inclusive, que o consumo do líquido pode amenizar o mau hálito. Para provar esses fatores saudáveis, o Sorrisologia listou cinco coisas que o consumo de água pode fazer pelo seu sorriso.
1) O consumo de água contribui para redução do mau hálito
Embora ainda seja um tabu para algumas pessoas, o mau hálito é um problema bucal mais comum do que se imagina. Na maioria das vezes, o problema está associado à ausência de escovação e, consequentemente, o acúmulo de saburra lingual e bactérias presentes na cavidade bucal. A boa notícia é que, segundo uma pesquisa publicada na International Journal of Dental Hygiene, o consumo de água pode ajudar a combater o mau hálito, especialmente o matinal. Isso porque o hábito rompe todo o processo de estagnação, umedece as mucosas que estavam ressecadas e hidrata o organismo. Dessa forma, é possível estimular a produção de saliva e, assim, garantir a limpeza natural da cavidade bucal.
2) Beber água pode estimular a produção de saliva
Você sabia que nossa saliva é formada por 95% de água? Justamente por isso, é importante ter em mente que se manter hidratado é fundamental para saúde bucal. A saliva atua na limpeza dos dentes e na manutenção do pH bucal. Ou seja: quanto menor a quantidade de saliva, maiores são as chances de surgir problemas bucais. Então, já sabe, né? Mantenha-se hidratado!
3) A água ajuda a prevenir o surgimento de cáries
Como falamos anteriormente, a saliva é fundamental para prevenir problemas bucais. Entre os mais comuns, está a cárie. Para surpresa de alguns, a saliva também auxilia no processo fisiológico da desmineralização e remineralização do esmalte dentário. Dessa forma, ela tem a função de diminuir a acidez da cavidade bucal, o que contribui para a prevenção da cárie. No entanto, vale lembrar que, além do consumo de água, é preciso manter os cuidados com a higiene bucal, incluindo o uso de fio dental e enxaguante bucal, para evitar o quadro.
4) Gengivite pode ser evitada com a ingestão de água
A gengivite é uma das doenças bucais mais temidas entre os pacientes. E não é para menos, né? Além de contribuir para o sangramento gengival e o mau hálito, o quadro pode resultar em consequências mais graves, como a periodontite e a perda dentária. Com o consumo adequado de água, é impossível driblar esse incômodo e garantir a saúde do seu sorriso, já que é possível estimular a produção de saliva e, consequentemente, a higienização natural da boca.
5) A xerostomia pode ser tratada com o consumo de água
Sabe aquela sensação de boca seca? Ela pode ser tratada com o consumo adequado de água. Também conhecido como xerostomia, o quadro é bastante associado à hipossalivação – a diminuição do fluxo salivar. Por esse motivo, a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia, pode contribuir para a redução desse fluxo. Para não esquecer, vale ter sempre com uma garrafinha em mãos para se hidratar ao longo do dia.