A sua gengiva está inchada e bastante sensível, e esses sintomas coincidiram com o seu período menstrual? A verdade é que, esses sinais, embora pareçam muito com os da gengivite, acabam sendo bem comuns durante a menstruação, devido a alteração hormonal da mulher ao longo ou no início do ciclo. A boa notícia é que dá para aliviar os incômodos com alguns cuidados caseiros bem simples. Veja só!
1. Usar um creme dental específico para tratar a gengiva
Que tal usar um creme dental que ajuda a tratar e prevenir esses e outros problemas gengivais? Diferente dos outros cremes, essa opção é específica para proteger e tratar a gengiva, ajudando a eliminar a placa bacteriana que se acumula na região e outras bactérias responsáveis pela gengivite.
Além disso, a pasta melhora a sensibilidade e saúde do tecido gengival, evitando que a região tenha um problema mais sério, como a periodontite. Se você não quer ter essas complicações, inclua esse cuidado na sua rotina de higiene bucal pra já! Depois da escovação, não deixe de usar o fio dental e finalizar com o enxaguante de costume.
2. Fazer bochecho com água morna e sal
Outra solução caseira e que pode ajudar bastante é realizar um bochecho com água morna e sal. Essa solução consegue aliviar a dor e um qualquer outro problema de uma possível infecção. Isso acontece porque o sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido que está sensibilizado.
3. Fazer compressa com gelo para amenizar o inchaço
Chupar uma pedrinha de gelo ou fazer uma compressa de bolsa de água fria na bochecha também pode trazer um alívio da dor na gengiva. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar o local que está afetado. Você vai ver como a sua gengiva vai melhorar bastante após esse ritual.
Se o incômodo não passar, vá ao dentista!
Você já tentou de tudo, mas mesmo assim a dor e o inchaço continuam tomando conta da sua gengiva. Neste caso, a melhor solução é ir ao dentista averiguar o caso. Mesmo estando no período menstrual, é possível que outros fatores tenham causado uma gengivite, como a falta de higiene bucal ou a alta ingestão de doces.
Procure ajuda o quanto antes e prevenir que o quadro evolua para uma possível periodontite – se chegar a este ponto, você correrá um risco enorme de perder os dentes. Lembre-se que sua saúde oral vem em primeiro lugar!