(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Mantenedor de espaço: o que é? Para que serve? Em quais casos deve ser usado? Ortodontista esclarece essas dúvidas

Mantenedor de espaço: o que é? Para que serve? Em quais casos deve ser usado? Ortodontista esclarece essas dúvidas

A ortodontia vai muito além do aparelho ortodôntico fixo, formado por fios e bráquetes. Além dos mais variados tipos de aparelho, a área também disponibiliza outras opções de tratamento para alinhar os dentes e corrigir a posição da arcada dentária. Um deles é o mantenedor de espaço: você já ouviu falar nesse acessório? Para esclarecer a função, tipos e benefícios dessa ferramenta, o Sorrisologia entrevistou o ortodontista Marcos de Borba. 

O que é um mantenedor de espaço?

Mantenedor de espaço é uma espécie de acessório ortodôntico: “como o próprio nome já diz, ele tem a função de manter o espaço para o futuro dente que irá surgir”, detalhou o especialista. Bem diferente dos outros tipos de aparelho, que focam na correção da arcada, ele preserva a integridade da oclusão e mantém os demais dentes em suas respectivas posições, prevenindo a movimentação e, consequentemente o entortamento.

Quais são as funções do mantenedor de espaço? Veja os casos que ele pode ser usado

Os mantenedores são indicados para quando um dente de leite cai antes do tempo planejado, por consequência de uma cárie, trauma ou queda natural precoce. “Ele tem como função principal impedir que o espaço do dente  permanente que está prestes a nascer, feche pela migração dos dentes vizinhos”, explicou Borba. Desta forma, o espaço ficará ali bem preservado para o futuro elemento erupcionar sem prejudicar o alinhamento dentário.

Quais são os tipos de mantenedor de espaço?

Existe vários tipos de mantenedores: os fixos, banda alça, lingual, coroa e alça, que são fixados nos dentes adjacentes aos espaço e por serem fixos, não dependem da colaboração do paciente. Existem também os removíveis, indicados para crianças de mais idade que são mais fáceis de se adaptar com uso do aparelho. “Geralmente nestes aparelhos móveis, pode-se utilizar outros acessórios associados para outras correções, como grade para mordida aberta, parafuso expansor para correção de mordida cruzada ou molas para alinhamento de outros dentes. Porém, a grande desvantagem dos removíveis é a dependência da colaboração do paciente”, ressaltou o ortodontista. 

Cuidados para se ter com o mantenedor de espaço

Quando o paciente possui um mantenedor fixo, o único cuidado é evitar mastigar alimentos duros que possam causar a quebra ou descolamento do acessório. Nos casos de aparelho móvel, Marcos recomenda algumas medidas: “É importante higienizar regularmente, manter sempre protegido no estojo quando não estiver na boca e utilizá-lo regularmente a fim de manter a sua função ativa”, finalizou.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba – Ortodontista
Porto Alegre – RS
CRO-RS: 12129

Veja Também
×