A cárie é, sem dúvidas, um dos problema bucais mais comuns no consultório dentário. Além de ser provocada pelo excesso de ingestão de doces e a má higiene bucal, essa lesão também pode acontecer devido ao acúmulo de placa bacteriana ou em recorrência de um dente quebrado. Quando o problema não é tratado corretamente, ele pode causar mais danos, resultando em uma cárie profunda, pro exemplo. O Sorrisologia conversou com a dentista Vanessa Pires que esclareceu o assunto.
O que é uma cárie profunda?
De acordo com a especialista, a cárie é um dano causado no dente que ocorre devido ao contato das bactérias existente na boca juntamente com os resíduos alimentares. “Eles irão produz toxinas ácidas, deixando o dente enfraquecido”, relatou. Alguns desses alimentos aumentam ainda mais a quantidade destes ácidos, como por exemplo, uma dieta ácida e açucarada cheia de doces e refrigerantes que deixam o pH da saliva mais ácido.
Ignorar a cárie nessa fase inicial pode ser um grande erro e Vanessa explica o porquê: “A cavidade rasa vai evoluindo e se torna em uma mais profunda bem próxima à polpa dental (onde se localiza os nervos e vasos sanguíneos) e a dor se torna mais intensa, pulsátil e muitas vezes espontânea”. Resumindo: uma lesão cariosa simples acaba se transformando em uma cárie profunda.
Esse tipo de cárie precisa de um tratamento de canal para ser eliminada?
Quando a cárie ainda não atingiu o canal radicular (o nervo do dente), o tratamento é feito com restauração em resina composta de forma direta, ou de forma indireta para cavidades maiores. No entanto, se a doença já estiver atingido a região nervosa, o paciente vai precisar remover todo tecido cariado e se submeter ao tratamento de canal.
Após o tratamento feito, o problema pode voltar?
A dentista Vanessa conta que não é porque você realizou o tratamento do canal que todos os seus problemas foram solucionados. “Com o canal, você não sentirá mais dor porque o nervo do dente que é responsável por causar o sintomatologia de dor foi removido, mas ele ainda sim ter uma reincidência de cárie e, consequentemente, resultar na perda do elemento”, alertou.
Como manter o dentes saudáveis e prevenidos da cárie
A prevenção deve ser feita através de um conjunto de medidas:
– Manter uma dieta balanceada;
– Escovar os dentes corretamente com os movimentos adequados, utilizando o fio dental e raspador de língua ou escovar a língua com a sua própria escova;
– Visitar o seu dentista regularmente para realizar check-up preventivo.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vanessa Pires – Especialista em Periodontia e Prótese Dentária
Rio de Janeiro, RJ
CRO-RJ: 28875