Já ouviu falar em profilaxia? O procedimento técnico é feito no consultório do dentista regularmente e pode proporcionar vários benefícios para o sorriso, desde a remoção do tártaro, do excesso de placa bacteriana, e a prevenção da cárie. O Sorrisologia entrevistou a dentista Joaquina Diniz que esclareceu tudo sobre esse cuidado e como os dentes ficam após fazer uma profilaxia.
O que é a profilaxia dentária?
Embora o nome seja bem técnico, esse procedimento nada mais é do que a limpeza profissional dos dentes. “A profilaxia dentária consiste em uma limpeza profissional da cavidade oral que previne uma série de doenças bucais e periodontais”, revelou a especialista. Além de limpar a superfície aparente do sorriso, o tratamento também alcança regiões que estão por baixo da gengiva.
Como esse procedimento é feito?
Para cada caso, a profilaxia é feita de forma diferente. De acordo com a dentista Joana, ela consiste em alguns passos, como: “Raspagem (remoção de cálculo dental), remoção de placa bacteriana e polimento coronário dos dentes”, detalhou. Embora essa técnica seja baseada na limpeza dos dentes, só é possível ser realizada em consultório dentário. “Muito mais do que o uso da escova e do creme dental, ela necessita de materiais e instrumentais específicos e a destreza de um profissional cirurgião dentista”.
Quais os benefícios em fazer a profilaxia? Com qual periodicidade ela deve ser feita?
De acordo com a profissional, a profilaxia visa a manutenção da saúde bucal e é uma das partes mais importantes de manter qualquer tratamento, incluindo os estéticos e protéticos, saudáveis por muito mais tempo. Quanto a periodicidade, varia muito da individualidade de cada paciente e do seu “risco” por assim dizer. “Mas consideramos em geral que no mínimo duas vezes ao ano é preciso passar por esse procedimento. Em alguns casos, os retornos devem ser feitos antes”, ressaltou.
Como os dentes ficam após a profilaxia?
A profilaxia pode deixar, sim, os dentes mais claros. Além da placa bacteriana, o procedimento remove as manchas presentes na superfície do dente, ou seja, aquelas manchinhas causadas por pigmentos diários.
3 cuidados após fazer a profilaxia
– Tente não comer nada após algumas horas;
– Não precisa escovar os dentes logo em seguida;
– Volte ao dentista regularmente para fazer o procedimento.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Joaquina Santos Diniz – Especialista em Odontopediatria e membro do CEBDOF (Centro de Estudos e Pesquisa em Bruxismo e DTM/DOF na Odontopediatria – FOUSP)
Mogi das Cruzes, SP
CRO-SP: 115.367