(11) 4033-5011

Atendimento

(11) 98109-1817

WhatsApp

contato@ortodontiagirondi.com.br

E-mail

Entenda por que a gengiva pode sangrar durante a higiene bucal

Entenda por que a gengiva pode sangrar durante a higiene bucal

Sorriso bonito é sinal de saúde e autoestima elevada. Está mais que comprovado o seu poder nas relações profissionais e pessoais, por isso a importância em cuidar tanto da nossa boca. Mas se você tem notado um sangramento na gengiva durante sua higiene, atenção! Isso é sinal de uma gengivite. “Por ser uma inflamação, a gengivite é causada pela presença da bactéria na gengiva causando sangramento. Se a escovação está deficiente esse acúmulo de placa bacteriana na superfície do dente vai causar o problema”, explica a dentista Luciana Haller. Não dê espaço para essa inimiga bucal e previna-se. Veja as orientações destacadas pela especialista.

Sangramento é sempre uma gengivite?

Segundo Luciana, a gengivite é o primeiro sintoma de toda doença gengival, então quando há sangramento é um gengivite que pode ser pura e simples, mas também pode significar uma periodontite, ou seja, estágio mais avançado e perigoso do problema que pode resultar em perda dentária. “A gengivite pode aparecer também em alguns casos de escovação traumática, quando a pessoa faz muita força para escovar e acaba ferindo a gengiva, ficando inchada e sensível ou quando a movimentação ortodôntica for exagerada, mas são casos mais raros”, comenta ela.

Higiene bucal diária combate a gengivite

Não tem outro jeito, assim como para evitar qualquer problema bucal é necessário higiene bucal correta e diária, com a gengivite não é diferente. É a sua limpeza que vai impedir que os sintomas apareçam na sua boca. “O uso do fio dental e escovação após todas as refeições são hábitos saudáveis e preventivos”, indica. Além disso, a profissional recomenda o uso do enxaguante bucal como complemento da higiene. “De preferência o enxaguante bucal sem álcool para não irritar a mucosa”.

Dando um fim na gengivite

Luciana explica que no caso de pessoas que fazem tratamento de gengivite mais generalizada devem ir ao consultório do seu dentista com mais frequência, e não apenas de 6 em 6 meses como é indicado para visitas de rotina. “O dentista fará uma limpeza de toda placa dental, raspagem sub e supragengival e, ainda, dará dicas de como deve ser feita a correta higiene com fio dental e escovação”, explica.

O melhor creme dental

Invista hoje mesmo na saúde da sua gengiva com creme dental para gengivas saudáveis. Especialmente desenvolvido para evitar a gengivite, além de reduzir a placa bacteriana. O creme é composto de Fluoreto de Estanho estabilizado resultando no mais alto nível de proteção. Dê fim nesse sangramento, garanta gengivas saudáveis e encontre o seu melhor sorriso para todas os bons momentos da vida.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Luciana de Freitas Haller dos Santos – Ortodontista
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 40504

Veja Também
×