Com certeza você já ouviu falar sobre clareamento dental. De fato, é uma técnica que ganhou muitos adeptos desde que chegou ao mercado, afinal quem não sonha com um sorriso branquinho e livre de manchas? Ainda assim, o tratamento é rodeado por diversos questionamentos. Dúvidas como: quais são os tipos de clareamento? Quanto tempo dura? Essas e outras questões podem ser um mistério para alguns pacientes. Pensando nisso, o Sorrisologia convidou o dentista José Carlos Garófalo a esclarecer as cinco indagações mais frequentes. Confira!
1) Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes?
Apesar de ser uma pergunta ouvida com bastante frequência, José revela: o ingrediente não tem o poder de clarear os dentes. “O bicarbonato de sódio é um abrasivo e possui apenas o poder de limpar as superfícies dos dentes que estão sujas ou manchadas”, explica o dentista. Com isso, é possível que o paciente tenha a sensação de que os dentes ficaram mais claros. Ainda assim, o dentista alerta que o seu uso pode trazer o resultado contrário ao desejado. “Junto com a limpeza, o ativo promove o desgaste do esmalte natural dos dentes que pode levar a dois efeitos: sensibilidade e dor, de forma irreversível”. Nesse sentido, ele continua: “Além disso, o bicarbonato pode causar o escurecimento dos dentes, uma vez que o esmalte é a camada externa do elemento, funcionando como um filtro de cor de nossos dentes, e sendo removido, mostrará mais o tecido amarelado, que está abaixo dele e é chamado de dentina”.
2) Clareamento dental com cúrcuma funciona?
A escovação com a mistura de cúrcuma tem sido cada vez mais comum entre os pacientes que sonham com dentes brancos. Mas, de acordo com o especialista, a prática não tem nenhuma base científica que a associe ao clareamento dental e pode ser perigosa. “A associação de substâncias abrasivas e ácidas para se aplicar sobre a superfície dos dentes só tende a trazer prejuízos à estrutura dental e aos tecidos moles como gengivas, língua e bochechas, com efeitos variáveis e irreversíveis”, afirma José. Para todos os efeitos, fica a dica do dentista: a mistura de cúrcuma não é a solução para dentes amarelados.
3) Pode-se usar violeta de genciana para clarear os dentes?
Assim como o bicarbonato de sódio e a cúrcuma, a violeta de genciana não é eficaz no clareamento dos dentes. “Além de não clarear dentes, seu uso pode ainda pigmentar trincas de esmalte e emendas de restaurações porventura existentes, comprometendo de forma significativa a estética do sorriso”, alerta o profissional. Antes de usar qualquer produto, é importante sempre consultar seu dentista para descobrir como a substância pode agir na sua arcada dentária.
4) Água oxigenada pode ser indicada para clareamento dental?
Embora o certo seja procurar a ajuda de um especialista para garantir um bom clareamento dental, muita gente ainda insiste em experimentar métodos caseiros que podem prejudicar a sua saúde bucal, como é o caso da água oxigenada. “Bochechos com água oxigenada não são recomendados como agente de clareamento, uma vez que o contato direto, constante e não controlado da substância com tecidos moles pode inclusive gerar lesões de caráter tumoral e cancerígeno”, conta o dentista.
5) É preciso evitar alimentos pigmentados após o clareamento dental?
Assim como qualquer tratamento, o clareamento dental também requer alguns cuidados para garantir os seus dentes branquinhos por mais tempo. Ao contrário do que muitos pacientes acreditam, evitar totalmente os alimentos pigmentados não é um deles. “Não há necessidade de manter uma dieta branca durante clareamento dental. O consumo de alimentos e bebidas pigmentados, com o vinho, café, chocolate, molho de tomate, shoyo e outros, pode ser mantido durante tratamentos clareadores”, esclarece.
6) Clareamento dental caseiro pode ser feito sem acompanhamento do dentista?
“O clareamento dental é um tratamento seguro e eficiente, desde que seja indicado e feito sob supervisão adequada, com produtos certificados e por profissionais capacitados”, conta José. Sendo assim, até mesmo os pacientes que optem pelo clareamento dental caseiro devem consultar um dentista antes de iniciar o procedimento.
Esse artigo contou com a participação de:
Prof Dr José Carlos Garófalo
Especialista e mestre em dentística restauradora
CRO-SP 36340